Trinidad Moruga Scorpion: uma das pimentas mais picantes do mundo

Compartilhe!

Conheça a Trinidad Moruga Scorpion, classificada como a segunda pimenta mais ardida do mundo de acordo com a Escala de Scoville e uma das integrantes da lista das pimentas nucleares! Vem com a gente!

Origem da Trinidad Moruga Scorpion

A Trinidad Moruga Scorpion é criação de Wahid Ogeer, fazendeiro nativo do distrito de Moruga, em Trinidad e Tobago, ilha tropical ao Nordeste do Caribe e foi considerada em 2012 pelo Chile Pepper Institute, da Universidade do Novo México, a pimenta com maior pungência do mundo podendo atingir até 2.009.231 milhões SHD na Escala de Scoville.

Da espécie Capsicum chinense, a pimenteira é de porte alto, podendo atingir até 1,24 cm de altura e 80 cm de largura, embora já tenham sido catalogadas plantas que atingiram 1,70 cm de altura e 1,00 cm de largura. Adapta-se bem a clima quente e úmido, solos profundos, ricos em matéria orgânica e bem drenado.

Suas folhas são verde-escuras, ovaladas, e medem entre 15 a 20 cm. Já as suas flores nascem 2 a 3 por nó, com pedicelo inclinado na antese e, às vezes, pendente. Sua coroa é branco-esverdeada sem manchas nas bases dos nódulos, e as anteras de cor cinza-azulada.

Os seus frutos são um tanto enrugados e ásperos, de tamanho um pouco menor que uma bola de tênis, com formato parecido ao de um sino, medindo entre 5 a 7 cm de comprimento, por 4 a 5,5 cm de diâmetro e com uma média de 30 sementes de coloração palha.

Quando imaturos, os frutos apresentam uma coloração verde, passando para a alaranjada até atingir um vermelho intenso e brilhante quando maduros. Uma característica bastante marcante da Trinidad Moruga Scorpion, que não por acaso originou seu nome, é a presença de um apêndice afilado em sua parte inferior que lembra muito a cauda de um escorpião.

Quanto ao seu valor nutricional, especialistas na área de nutrição apontam que o índice da Trinidad Moruga Scorpion é relativamente elevado, por ser excelente fonte de vitaminas A, C e E, alguns sais minerais como zinco, cálcio e ferro, além de tiamina, niacina, caroteno, riboflavina e fibras.

Além de fonte de nutrientes, a Scorpion, como outras pimentas nucleares, auxilia na liberação de endorfina, que melhora o humor, bem como proporciona uma sensação de bem-estar extremamente agradável.

Trinidad Moruga Scorpion: uma das pimentas mais picantes do mundoTrinidad Moruga Scorpion: uma das pimentas mais picantes do mundoTrinidad Moruga Scorpion: uma das pimentas mais picantes do mundoTrinidad Moruga Scorpion

Como cultivar a Trinidad Moruga Scorpion?

Se você é amante das pimentas nucleares saiba que a Trinidad Moruga Scorpion pode ser facilmente cultivada desde que suas sementes tenham uma excelência procedência para não correr o risco de adquirir sementes que sofreram cruzamento.

Aqui no Brasil, por exemplo, alguns produtores de pimenta importaram sementes da Trinidad Moruga Scorpion para iniciar uma plantação em média escala. Acontece, porém, que as sementes foram plantadas próximas a uma plantação de Pimenta biquinho. E a natureza, que não tem nada haver com isso, se encarregou de realizar o cruzamento entre elas.

O resultado foi uma Scorpion bem menos ardida, o que acabou por “abalar” o grau de pungência da Trinidad Moruga Scorpion aqui no Brasil.

As sementes devem ser plantadas inicialmente em um copo plástico descartável, a uma profundidade de 4 cm dentro do solo rico em matéria orgânica, mantidas à meia-sombra e irrigadas diariamente com pouca quantidade de água.

Entre 14 a 18 dias após a semeadura, ocorrerá a germinação e é chegada a hora de transplantá-la para seu local definitivo. A pimenteira deve ser cultivada a sol pleno, ou meia-sombra, o solo deve ser profundo, enriquecido com matéria orgânica, irrigado com regularidade tomando o cuidado de não encharcar o solo, o que acarretará o apodrecimento das raízes.

Como a Trinidad Moruga Scorpion é originária de uma região com clima quente e úmido, como é no Caribe, a pimenteira não suporta frio, geadas, estiagem e solo encharcado. O ideal para que planta produza bons e vários frutos, é necessário que se faça uma adubação semanal durante o crescimento e floração e, quinzenal durante a frutificação.

Os frutos “bombásticos” da Trinidad Moruga Scorpion podem ser colhidos aproximadamente 120 dias depois de cultivada. Mas lembre-se! É necessário usar luvas e máscara durante o manuseio das pimentas para evitar queimaduras na pele e sufocamento.

Não encontrou sementes de procedência confiável para cultivar a sua pimenta nuclear? Sem problemas! Existe a possibilidade, desde que com os devidos cuidados, de adquirir uma muda já formada da Scorpion em lojas especializadas em jardinagem/ervas.

Trinidad Moruga Scorpion: uma das pimentas mais picantes do mundoTrinidad Moruga Scorpion: uma das pimentas mais picantes do mundoTrinidad Moruga Scorpion: uma das pimentas mais picantes do mundoTrinidad Moruga Scorpion

Trinidad Moruga Scorpion: fogo puro!

Qual será o sabor da Trinidad Moruga Scorpion? Pois bem! Poucos corajosos se atreveram a experimentar a pimenta in natura, mas os que o fizeram descreveram que a Scorpion possui um sabor frutado e equilibrado entre doce-quente. Inclusive, você pode encontrar vários vídeos nas redes sociais que mostram alguns desses corajosos tentando essa proeza.

Já os efeitos da pimenta no organismo causados pela Scorpion foi o rubor na face, o aumento da pressão sanguínea, os olhos lacrimejando, o aumento da sudorese, nas narinas escorrendo e uma intensa queimação na língua e na garganta.

Bom, se ficou com água na boca e quer experimentar a “diabinha” Trinidad Moruga Scorpion, especialistas em pimentas aconselham que tanto ela, quanto qualquer outra pimenta nuclear deve ser provada colocando apenas uma gota do molho preparado à sua base em um pedaço de queijo ou embutido.

Ainda de acordo com especialistas, a primeira sensação é de intensa queimação e aumento da sudorese, mas ao mesmo tempo, um bem-estar geral e uma sensação de euforia por auxiliar na liberação de endorfina, o que faz com que a experiência seja muito prazerosa e que, na maioria das vezes, as pessoas voltam a repetir.

Se mesmo com todos esses cuidados a sensação de ardência for intensa, nada de tomar água! O ideal é tomar leite ou algum de seus derivados, sorvete ou até mesmo suco de limão.

Onde comprar a Trinidad Moruga Scorpion?

A Trinidad Moruga Scorpion pode ser comprada em lojas especializadas em condimentos, na forma de conversa, onde o fruto in natura é conservado em vinagre de álcool e pronto para consumo ou na forma de molhos simples, cremosos ou macerados.

Compartilhe!

Comments are closed.