Como Equilibrar o Tempero em um Prato: aprenda utilizar sal, pimenta e especiarias

Compartilhe!

O tempero é parte fundamental de qualquer prato. É possível transformar os ingredientes mais simples em pratos refinados e saborosos, utilizando apenas os temperos certos. Entretanto, muitos temem sair do eixo cebola-alho-pimenta, ou quando saem, é para a desgraça da receita e dos que aguardam por ela.

Se você pretende impressionar as visitas com o seu jantar, mas de forma positiva, confira as dicas neste artigo.

Alquimia do Paladar

Ninguém vai ao restaurante e pede um “macarrão ao molho de orégano”, embora orégano seja uma parte essencial de qualquer bolonhesa bem feita. A questão é que os sabores no seu prato devem se complementar, e não competir entre si.

Neste sentido, não apenas os temperos utilizados importam, mas a forma de utilizá-los também. Veja algumas formas diferentes de utilizar os temperos mais populares. Encontre receitas para testar e expandir seus conhecimentos culinários na www.fooddiez.com.br.

Pimentas em Promoção na Amazon
Você deseja comprar boas pimentas e sem sair de casa? Nós recomendamos a Amazon.com.br. Clique no botão abaixo e confira as opções de Pimentas vendidas na maior loja virtual do Brasil.

Sal

O sal está na base de praticamente qualquer prato. Embora o bom e velho sal marinho resolva quase todos os problemas, você pode e deve ser mais criativo na hora de salgar a comida. Você pode optar entre o sal de cozinha, o sal grosso e a flor de sal.

Muitos cozinheiros preferem o sal grosso ou a flor de sal para temperar molhos, massa ou arroz, pois salgam menos do que o sal de cozinha. Entretanto, sal grosso e flor de sal não funcionam tão bem assados, já que os cristais raramente derretem.

Pimenta

A pimenta mais comumente utilizada na cozinha é a pimenta do reino. Esta pimenta realça o sabor dos pratos (especialmente carnes), sem queimar demais a boca dos convidados. Você pode encontrá-la moída, em flocos, ou inteira. Enquanto a pimenta em pó é mais recomendada para molhos, a pimenta em flocos é ótima para finalizar os pratos.

Especiarias Secas

Especiarias secas como cominho, cardamomo, açafrão, pimentas moídas, etc, podem ser torradas, antes de serem utilizadas. Torrar levemente estas especiarias cria novos aromas e sabores. Entretanto, cuidado para não queimar as especiarias. Torre-as em fogo baixo e desligue assim que o aroma subir.

Redução de Danos

Acidentes acontecem com os melhores de nós. Nem mesmo os mais experientes estão livres de salgar demais uma comida, ou deixar um prato passar do ponto. Contudo, existem algumas coisas que você pode tentar, antes de desistir de tudo e pedir uma pizza. Veja como consertar ou mascarar os erros mais comuns.

Excesso de Sal

Perdeu a mão no sal? Existem alguns truques para aliviar os resultados, dependendo do prato. Se for um molho, basta ir adicionando mais água, até que o excesso se dilua. Caso a carne esteja salgada demais, é possível acrescentar um molho cremoso para contrabalancear. Se possível, inclua repolho picado ou abobrinha na receita, pois ambos ajudam na absorção do sal.

Gosto de Queimado

É fácil se distrair com uma panela, quando se opera várias ao mesmo tempo. É nessas horas que um molho, uma carne, ou arroz podem queimar. Caso isso aconteça, o melhor é remover a comida da panela onde ela foi queimada, deixando a parte queimada para trás. No caso da carne, corte a parte queimada. Coloque ainda duas metades de cebola no meio do arroz, que absorvem o cheiro e o gosto de queimado.

Excesso de Alho

Embora fãs de alho possam argumentar que não existe “alho demais”, o alho é um sabor que divide opiniões. Caso o sabor do alho esteja dominando a comida, adicione talos de salsinha e leve a comida de volta ao cozimento por alguns minutos. O frescor do talo da salsinha ajuda a atenuar o excesso de alho.

À Mesa!

Impressione suas visitas com as dicas acima e não entre em desespero caso algo dê errado. Leia cada receita atentamente, respeitando as medidas sugeridas, bem como o modo de preparo. Hoje em dia, é possível encontrar tutoriais até para os pratos mais complexos. Logo, não há a necessidade de “tentar a sorte” na cozinha.

Compartilhe!

Pimentas em Promoção na Amazon





Comments are closed.