Pimenta causa gastrite? Entenda definitivamente sobre esse assunto

Compartilhe!

São várias as teorias quando perguntam se a pimenta causa gastrite. Por outro lado, muitos ainda dizem que a especiaria tem força para danificar nosso estômago. Tudo graças a problemas de acidez.

Essa patologia, sempre relacionada ao uso de alimentos e temperos fortes, traz uma série de dúvidas sobre o consumo deste ou daquele produto. Ou seja, no caso da pimenta e seus efeitos e sabores quentes, essas dúvidas ficam maiores. Sem falar no seu suposto potencial para desenvolvedor outros problemas no estômago.

Para que você entenda qual a relação da doença com a especiaria, acompanhe este nosso artigo. Assim, além de ver se de fato a pimenta causa gastrite, ainda abordamos interessantes sobre a patologia, as propriedades dos alimentos apimentados e seus efeitos na digestão.

Tirando o melhor proveito da pimenta

Chegou a hora de você aprender a como consumir a pimenta sem restrições, curtindo seu consumo e benefícios. Embora ela seja considerada nociva para quem tem gastrite, hipertensão e até hemorroidas, o fruto sempre foi rejeitado. Isso porque estudos antigos garantiam que seu poder aumentava o risco dessas patologias.

Entretanto, tudo virou mito quando foi descoberto que seus grandes trunfos eram a ações antioxidantes e anti-inflamatórias. Assim como sua ajuda na produção de endorfina. Ou seja, antes de saber se a pimenta causa gastrite, note que ela é muito saudável e pode estar na sua dieta.

Além de fortalecer seu organismo, ela ainda ajuda na limpeza do organismo e auxiliando na digestão. Mesmo assim, procure não exagerar, evitando exageros e consumindo a pimenta apenas com moderação.

Vale lembrar que é indicado seu uso para evitar ardência excessiva, servindo de base para receitas saborosas e tempero caseiros. Dessa forma, ao pensar se a pimenta causa gastrite, saiba que seus riscos à saúde ficam menores.

Pimenta causa gastrite? Entenda definitivamente sobre esse assuntoPimenta causa gastrite? Entenda definitivamente sobre esse assuntoPimenta causa gastrite? Entenda definitivamente sobre esse assuntoPimenta causa gastrite?

O que é a gastrite

Casos de gastrite ocorrem quando há uma inflamação na mucosa interna do estômago. Entretanto, existe um exame que pode fazer esse diagnóstico: a chamada endoscopia. Por outro lado, é comum que as pessoas associem todo mal-estar e dores estomacais com a gastrite, levando a se perguntarem se a pimenta causa gastrite.

Mesmo a azia chega a ser confundida como um dos vários sintomas da patologia. Nesses casos, ela costuma ser sinal de refluxo ácido causado pelo defeito na regulação da passagem entre os órgãos estômago e esôfago.

O sinal da gastrite

São várias as sensações dentro desses casos inflamatórios. Entre eles o mais comum é o desconforto abdominal, na área da “boca do estômago”. Devido à falta de informação, você pode piorar os sintomas fazendo uma má alimentação sem saber dos riscos que corre e irritar ainda mais sua mucosa gástrica.

É preciso que certos alimentos que criam acidez sejam consumidos com cautela, sem agredir as paredes estomacais. Em poucas palavras, apenas quem tem gastrite sabe como é sofrer com esse incômodo.

Alimentos que pioram casos de gastrite

Antes de saber a se pimenta causa gastrite, e quais os efeitos da pimenta no organismo, confira alguns alimentos que ajudam a irritar a mucosa estomacal.

Alimentos químicos

Se você está preocupado que a pimenta causa gastrite, para começar, saiba que alimentos com muitos conservantes e corantes são mais nocivos ao estômago. Ou seja, salgadinhos e sucos em pó. Isso porque, ao surgir uma inflamação, condimentos químicos podem (e vão) agravar os casos da doença, irritando toda a parede da mucosa gástrica.

Gomas de mascar

O mesmo podemos dizer das gomas de mascar. Quer dizer, os chicletes, pela presença de químicos, são prejudiciais e aumentam riscos de gastrite. Para entender sua ação nociva, saiba que o estômago sempre se prepara para receber os alimentos que mastigamos. Para isso, há o preparo de quantidades adequadas de ácido para atuar na digestão.

Assim, com a chegada dos alimentos, o ácido faz sua função e não danifica as paredes do estomago. É aí que o chiclete entra, enganando o estômago. Afinal, com o não recebimento de alimento, o suco gástrico é produzido à toa e acaba ferindo o órgão, criando e aumentando os riscos de criar a gastrite.

Os embutidos

Infelizmente, embutidos e frituras, como salsicha, os salgadinhos de festa, mortadela e salame estão na lista. Entretanto, é a alta quantidade de conservantes e corantes que irritam as paredes estomacais, exigindo cuidados ao consumir.

No caso das frituras, o processo é bem parecido. Isso porque a fritura, ainda mais de óleos reaproveitados, causa muita irritação e pioram sintomas de gastrite. Ou seja, elas produzem substâncias muito oxidantes para a acomodação gástrica salutar.

Vale lembra que toda essa irritação vai além de frituras encharcadas. Por outro lado, aquela fritura sequinha, quase inocente, também é tica em gordura trans ou hidrogenada. Dessa forma, você ingere a gordura que mais irrita seu estômago e costuma aumentar os casos de inflamação.

As carnes vermelhas

Antes de se preocupar se a pimenta causa gastrite, outra notícia triste é citar que carnes vermelhas pioram esses casos. Afinal, nosso estômago faz a digestão das proteínas, o que ajuda a liberar excesso de enzimas digestivas e piorando inflamações.

De acordo com nutricionistas, as gorduras de certos cortes de carne deixam a digestão lenta. Sendo assim, um alimento parado por muito tempo no estômago agrava cada sintoma da doença.

Leite e derivados

Parece só notícia ruim, mas produtos como manteiga, iogurte, queijos e requeijão são nocivos para o estômago. Afinal, esses produtos também são alimentos ricos em proteínas. Por isso, sempre evite consumi-los para tentar melhorar sintomas de gastrite. Pois a melhora pode ser momentânea, mas a gastrite chegará rapidinho.Pimenta causa gastrite? Entenda definitivamente sobre esse assuntoPimenta causa gastrite? Entenda definitivamente sobre esse assuntoPimenta causa gastrite? Entenda definitivamente sobre esse assuntoPimenta causa gastrite?

Enfim, a pimenta causa gastrite?

É fato que as pimentas causam o aumento das enzimas da digestão, inclusive as mais ácidas. Entretanto, mesmo provocando os sintomas que agravem casos de gastrite, ela não provoca a doença se você estiver saudável. Se a pimenta causa gastrite? Não.

Nossa grande dica para evitar o excesso de consumo é maneirar na quantidade do seu cardápio. Sendo assim, podemos dizer que a pimenta não causa gastrite. Assim como ela também é incapaz de criar outros quadros de problema estomacal no quesito acidez dos alimentos.

Com isso, mesmo que seu sabor e aroma sejam picantes e quentes, está errado pensar que essa especiaria estimule ou contribua essas doenças. Aliás, antes de pensar se a pimenta causa gastrite, procure tirar proveito de seus benefícios e siga nossas dicas de cuidados, melhorando a rotina alimentar e sua qualidade de vida.

Compartilhe!

Comments are closed.