Compartilhe!
Se elas já são os destaques nas diversas culturas mundo afora, imagine como uma receita de pimenta recheada pode transformar suas receitas. Afinal, a pimenta possui milhares de fãs dentro da culinária mundial. Muito disso graças à sua capacidade de adicionar toques adocicados e picantes ao mesmo tempo.
Mas o aroma ainda pode ser outro destaque dessa especiaria. Isso porque você nem precisa ser um expert no assunto, como grandes chefes de cozinha, para aromatizar pratos e deixar seu cheiro exalar e conquistar novos adeptos.
Enfim, se você quiser unir os benefícios e o sabor nesta deliciosa experiência gastronômica, confira conosco como a pimenta recheada faz milagres na cozinha. Ao final do artigo, você ainda vai ver que essa delícia precisa entrar de vez na sua lista de compras.
A pimenta recheada no seu cardápio
Da dedo-de-moça à malagueta, da biquinho à fagara. Entre as várias opções, fica fácil para qualquer um se render aos encantos de uma pimenta. Graças ao sabor marcante, sejam ardidas ou não, pimentas são ideais para você incrementar e dar aquele toque inovador a diversos pratos.
Consumidas ao natural ou em receitas como uma pimenta recheada, elas são grandes aliada para a saúde. Isso porque ainda ajudam no funcionamento do sistema circulatório, na digestão, e até na perda de peso.
Seja como for, para aproveitar todos os benefícios de uma refeição com pimenta, o importante é fazer seu consumo ainda frescas. Pois, assim, seus nutrientes continuam preservados. Ainda assim, vale a pena investir em conservas, molhos, geleias e demais variações culinárias, mesmo que sem parte dos seus nutrientes.
O importante é mudar alguns hábitos e incluir alimentos mais saudáveis na sua rotina diária. Entretanto, se você quer chegar com tudo nesses pratos, experimente seguir as orientações de um profissional para saborear ao máximo seus temperos. Pois, a partir de nossas receitas saborosas e fáceis de pimenta recheada, a criatividade pode pegar você de vez.
Receitas no passo-a-passo
Nem precisa ser um amante daquelas comidas de boteco, para sentir água na boca ao pensar numa pimenta recheada. Afinal, todo ainda fica mais gostoso quando você faz com carinho e o degusta com um suco ou uma cervejinha gelada.
Mesmo assim, para fazer delícia assim na sua casa, nossa dica é que aposte em variedades como a dedo-de-moça. Isso porque ela mais picante que uma jalapeño e mais suave que a malagueta. Entretanto, lembre-se de sempre remover a parte branca e as sementes, para reduzir o ardume mais violento.
Outra dica bacana que você precisa experimentar, é variar os ingredientes da sua pimenta recheada. Com isso, seus pratos podem ganhar ares mais calientes e até exóticos. Para isso, aposte em ingredientes que combinem carne seca, carne moída, camarão e calabresa a certos tipos de queijo, como requeijão, Catupiry e cream cheese.
Primeira receita: pimenta recheada crocante
Antes de colocar a mão na massa, nossa dica é que sempre manuseie as pimentas com o uso de luvas. Dessa forma, o ardor não vai penetrar sua pele, evitando ardência e até casos de alergias. Sendo assim, anote os ingredientes:
- 500 g carne seca;
- 250 g da espécie dedo-de-moça;
- Água para fervura;
- 250 g de salgado de milho bem moído;
- Duas xícaras de água gaseificada (fria);
- Sal à vontade;
- Óleo para fritura;
- Duas xícaras de farinha de trigo.
Preparando sua pimenta recheada caseira
- Primeiro, separe as pimentas e, usando uma faca, corte-as bem ao meio;
- Remova todas as sementes de pimenta, mas sem estragá-las;
- Numa panela, coloque água para ferver;
- Ao começar a fervura, adicione as pimentas;
- Aguarde cerca de cinquenta a sessenta segundos;
- Retire as pimentas;
- Jogue-as numa bacia de água gelada;
- Repita o processo cerca de cinco vezes;
- Recheie cada pimenta a carne seca;
- Num recipiente, misture a farinha de trigo com a água gaseificada gelada;
- Coloque o sal;
- Deixe reservar;
- Depois, mesmo sem as luvas, vá pegando a pimenta recheada pelo cabo;
- Mergulhe-a no misto de água e farinha;
- Escorra todo o excedente;
- Passe no salgado de milho;
- Frite no óleo a cerca de 150 graus;
- Deixe por cerca de três minutos (ou até dar uma dourada);
- Está pronta a sua porção de pimenta recheada.
Segunda receita: pimenta recheada com queijo coalho
Assim como a primeira, você pode trocar ou combinar novos recheios conforme seu gosto. Esta dica costuma render dez porções, e você pode até trocar o queijo coalho pelo de cabra, por frango, cream cheese e até carne moída. Vamos aos ingredientes:
- 50 g de queijo tipo coalho;
- Doze unidades da variedade dedo-de-moça;
- Óleo (de girassol) para a fritura;
- Três ovos;
- Sal à vontade;
- Duas colheres de sopa de farinha de trigo.
Como preparar
- Primeiro, abra cada pimenta apenas num lado;
- Então, remova as sementes e as películas brancas;
- A seguir, vá colocando o queijo com cuidado, para evitar que ela abra ao fritar;
- Depois, separe as gemas das claras dos ovos;
- Bata em neve a clara de apenas um ovo;
- Misture as gemas suavemente, temperando com sal;
- Reserve a que sobrou, mas sem bater;
- Aqueça o óleo na frigideira, apenas para cobrir as pimentas;
- Ao empanar, siga a ordem correta;
- Passe na clara reservada;
- Então, na farinha de trigo;
- Mergulhe no mix de gemas e claras;
- Frite até que fique dourado;
- Escorra em papel toalha.
As contraindicações da pimenta
É importante que você entenda que certas pessoas exageram no consumo de pimentas. Como resultado, podem ocorrer alguns distúrbios intestinais e de estômago, pois elas são contraindicadas a quem possua úlceras e gastrites.
Entretanto, em quantidades moderadas, elas chegam apenas a causar inflamação e irritação, piorando quadros de hemorroidas. Sendo assim, ressaltamos que o excesso de consumo (ainda mais in natura) pode causar náusea, vômito e originar bolhas e queimaduras na boca.
Porém, vale lembrar que, se saboreada em quantidades moderadas, dentro de uma alimentação equilibrada, a pimenta recheada pode ser uma boa aliada, inclusive na perda de peso. Assim, fale com um médico ou nutricionista e aprenda a colocá-la nos seus cardápios.