Criança pode comer pimenta? Desvendamos o assunto aqui

Compartilhe!

Neste post vamos responder uma pergunta que não é feita muitas vezes: criança pode comer pimenta?

Muitos pais só se deparam com essa questão quando estão temperando a comida e se dão conta se é seguro, prudente, fazer o filho pequeno ingerir temperos fortes, como a pimenta.

É uma dúvida pertinente considerando que a pimenta não é unanimidade nem entre os adultos.

Há aqueles que consomem diariamente por fazerem questão, adoram comida bem temperada. Há aqueles que não fazem pouco caso, mas consomem de forma moderada, ocasionalmente. E há aqueles que simplesmente dispensa sempre que possível por não suportarem o gosto ardido.

Ou seja, se nem todos os adultos se dão bem com o fruto, será que criança pode comer pimenta?

E outro ponto que vem a tona diante dessa questão: a partir de que idade é considerado seguro, apropriado, começar a consumir esse tipo de tempero?

Agora pensando no pior cenário possível, de a criança não poder comer pimenta, mas descuido, por desconhecimento, acabar ingerindo, que tipos de transtornos poderiam ocorrer com o infanto?

Como pode ver muitas questões sobre um assunto que não recebe tanta atenção, mas é um ponto relevante por se tratar da saúde dos filhos.

E então: criança pode comer pimenta ou não?

Tiramos essa e outras dúvidas a seguir.

Confira!

Criança pode comer pimenta? Veja os benefícios de consumi-la

Acima abordamos um ponto que coloca em dúvida, em xeque a ingestão de pimenta por parte de crianças uma vez que o vegetal causa mal estar até mesmo em adultos. Mas por outro lado, o consumo do vegetal proporciona vários benefícios a saúde humana.

É bom ter ciência deles antes da resposta definitiva se criança pode comer pimenta para que possa ir tirando suas conclusões.

Conheça alguns dos benefícios de se consumir pimenta.

Criança pode comer pimenta? Desvendamos o assunto aquiCriança pode comer pimenta? Desvendamos o assunto aquiCriança pode comer pimenta? Desvendamos o assunto aquiCriança pode comer pimenta?

Antioxidante natural

A pimenta tem efeito chamado antioxidante. O impedir da ação nociva dos radicais livres sobre as células.

Os radicais livres são moléculas instáveis no organismo que buscam elétrons nas moléculas ou células próximas para reaver a estabilidade. Mas nesse processo acabam danificando as células e moléculas que se encontram em perfeito estado e até modificando o DNA.

Esses danos, modificações nas células e moléculas, ocasiona o envelhecimento precoce, surgimento de câncer, Alzheimer, doenças pulmonares e cardiovasculares.

Os antioxidantes atuam fornecendo o elétron faltante dos radicais livres para eles se manterem estáveis. Dessa forma evita-se que provoquem algum mal nas células do entorno.

Como apontado pouco antes, a pimenta tem essa ação antioxidante por causa da Vitamina E, um antioxidante natural.

Será que criança pode comer pimenta mesmo com essa ação benéfica ao corpo?

Alivia a dor

E essa dor pode ser tanto física como emocional. Pois a pimenta é conhecida por ser capaz de liberar hormônios no cérebro que aumentam a sensação de prazer.

Então a pimenta pode ter efeito analgésico relaxante, mas também provocar alívio mental. Um alento para os que sofrem de depressão, por exemplo. Mas quanto essa última, o combate a depressão ocorre pela presença de noradrenalina e adrenalina. Ou seja, quem consome pimenta fica em estado de alerta, ajudando a melhorar o ânimo.

 Melhora a digestão

Por ser um tempero forte, a pimenta aumenta a salivação e a secreção gástrica, facilitando a produção de suco gástrico e produção de enzimas. É indicada para todos que sofrem de problema de digestão.

Aumenta o metabolismo

A pimenta é conhecida por ser um alimento termogênico, o que significa dizer que acelera o metabolismo favorecendo a queima de gorduras. E isso ocorre devido a capsaicina que também é responsável pela sensação ardida na boca na hora de morder o fruto.

Também favorece para a perda de peso o fato de liberar substâncias como noradrenalina e adrenalina que estimulam o sistema nervoso. Tais substâncias contribuem para a sensação de saciedade, diminuindo o apetite.

Beneficia o sistema circulatório

Outro aspecto que tende a pesar a favor sobre a questão se criança pode comer pimenta ou não é o de impedir a formação de coágulos. O que diminui o risco de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou um ataque cardíaco.

E isso graças as substâncias como Vitaminas A, do complexo B e C, além disso, tem potássio e cálcio que também auxilia na circulação sanguínea.

Criança pode comer pimenta? Desvendamos o assunto aquiCriança pode comer pimenta? Desvendamos o assunto aquiCriança pode comer pimenta? Desvendamos o assunto aquiCriança pode comer pimenta?

Criança pode comer pimenta?

Tempero forte e vários benefícios, prós e contras, afinal, criança pode comer pimenta ou não pode?

Pense na lógica da alimentação nos anos iniciais da criança, quando ela ainda é um bebezinho. Pelo fato de não ter dente e de ter um organismo muito frágil é alimentada apenas liquidamente, com o leite materno. Conforme vai crescendo e ganhando seus primeiros dentinhos a comida passa a ser uma papinha bem molinha e insossa. Somente com o avançar da idade e seu vigor aumentando comidas mais pesadas são introduzidas aos poucos.

Vemos que a lógica da alimentação da criança é começar pelo alimento mais primitivo, básico, leve e gradualmente introduzir na alimentação diária alimentos mais fortes e sofisticados. Onde a pimenta se enquadraria nessa hierarquia de alimentos?

Certamente por ter um gosto ardido e por isso muito forte, a pimenta figura como um dos temperos que devem ser introduzidos por último na alimentação das crianças.

Isto de pronto revela que recém-nascidos, crianças de até 05 anos, não podem, ou melhor, não é recomendado que experimentem pimenta. Isto porque o paladar ainda muito tenro delas é mais afeito a sabores adocicados.

Fora isso, ainda há a questão da fragilidade da mucosa gástrica infantil. Como vimos acima a pimenta tem capacidade de facilitar na digestão por aumentar a salivação e facilitar a produção do suco gástrico. Esse aumento de produção em corpo que ainda tem tanto para se desenvolver pode provocar sintomas parecidos com os da gastrite.

Nenhuma criança pode comer pimenta?

O fato dos recém-nascidos e crianças de até 05 anos não poderem consumir pimenta não inclui nessa lista as demais crianças.

No México, por exemplo, onde o uso de pimenta é um traço cultural marcante, crianças desde muito cedo começam a experimentar pimenta sem sofrer grandes problemas. Isso costuma ocorrer entre os 6-8 anos de idade.

Mas independente de qual idade escolha iniciar seus filhos nas maravilhas do consumo de pimenta, o faça de modo a iniciá-los no consumo gradualmente, em pequenos pedaços para que o corpo desacostumados deles possam se acostumar bem.

Gostou deste conteúdo sobre se criança pode comer pimenta?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio faz a diferença.

Leia mais de nosso conteúdo.

Compartilhe!

Comments are closed.