Pimenta erótica laranja (Capsicum baccatum) é originária do Peru

Compartilhe!

A pimenta que estará em destaque neste artigo será a pimenta erótica laranja.

Nome bem interessante, não? E provavelmente você nunca ouviu falar, mas se adora o bom tempero da pimenta em suas refeições provavelmente já a experimentou, mas lhe foi informada com outro nome.

Curioso para saber se já experimentou ou não essa pimenta?

Mas isso pode esperar um pouco.

Porque não está também interessado sobre o que levou a receber esse nome? Será que ela tem a fama de deixar seus consumidores “subindo pelas paredes”? É um bom palpite considerando o nome, mas nem tudo é o que parece.

E de fato a pimenta erótica laranja é laranja? Existe pimenta com outra cor que não seja vermelha?

Essa podemos responder de pronto para não ficar com tantas dúvidas e curiosidades acumuladas na cabeça.

Sim, existe pimenta com outras cores, seja por estar em fase de amadurecimento ou por de fato assumir uma cor diferente de vermelho em seu estágio final. Existem pimentas amarelas, laranjas, verdes e, claro, a mais conhecida, em se tratando de pimenta: vermelha.

Portanto, quanto a esta parte de coloração o nome é literal, a pimenta erótica laranja é de fato laranja.

E isso a torna menos ou mais ardida do que as outras?

Isso também pode esperar.

Para saber mais dessa e de outras curiosidades envolvendo a pimenta erótica laranja continue na leitura.

Confira!

A história da pimenta erótica laranja

Essa pimenta é originária do Peru e é por lá que recebe o nome de pimenta erótica laranja. Ela descende da planta de nome científico Capsicum baccatum e seu formato é estranho para o padrão que se costuma aferir das outras espécies de pimenta, é mais volumosa e com formas irregulares.

Sua coloração, como apontado de começo, é laranja, mas inicia sua maturação estando esverdeada para migrar a cor alaranjada.

Essa pimenta não é muito conhecida para o público fora da América Central e Sul, berço dessa vegetação de característica única no reino vegetal, de gosto ardido. Estima-se que a pimenta tenha surgido há 7.000 a.C no México central.

Apenas recentemente a pimenta erótica laranja começou a ser mais conhecida pelos europeus e passando a ser importada com mais frequência.

Pimenta erótica laranja (Capsicum baccatum) é originária do PeruPimenta erótica laranja (Capsicum baccatum) é originária do PeruPimenta erótica laranja (Capsicum baccatum) é originária do PeruPimenta erótica laranja

A pimenta erótica laranja no Brasil

Já em nossas terras essa fruta de origem peruana é conhecida. Mas recebe outras denominações, a depender da região do país. É mais popularmente conhecida como:

  • Pimenta-dedo-demoça;
  • Pimenta-aji.

Também são conhecidas as variantes da Capsicum baccatum:

A pimenta erótica laranja é afrodisíaca?

Sabemos agora que a pimenta erótica laranja é de fato laranja, mas será mesmo que ela é “erótica” como o nome sugere?

Bem, a princípio toda pimenta pode ser considerada erótica, um estimulante sexual por conter a substância chamada de capsaicina. É o alcaloide responsável por provocar a sensação ardida da fruta.

Tal sensação, na verdade sensações, porque além da ardência a pimenta provoca calor, resultante desse efeito ardido, provoca estímulos que dão sinais de excitação a sudorese. Por causa do formigamento, aumento da aceleração cardíaca e pelas bochechas coradas.

Portanto é acertado dizer que a pimenta que abordamos é afrodisíaca. Como toda pimenta, se consumida em larga escala, tem potencial de ser. Mas significa que ela se destaca mais do que as outras nesse aspecto?

Não, se avaliamos onde a pimenta erótica laranja se encontra na escala Scoville ela não figura entre as mais ardidas. Portanto, não está entre as que têm mais do alcaloide Capsaicina.

A pimenta erótica laranja está entre 5 a 15 mil unidades Scoville, de uma escala que pode chegar a 16 milhões.

Ou seja, arde, mas nem tanto.

É provável que a inspiração do nome se deva pelo fato da pimenta ser muito famosa no Peru e por isso consumida em larga escala. Afinal, se origina do país de Paolo Guerreiro. Por ser muito consumida e por ter efeito estimulante acabou recebendo tal associação.

E o que seria essa tal de escala Scoville que citamos?

Isso merece um tópico.

Vamos a ele.

A escala Scoville

Já escrevemos um artigo a respeito de escala Scoville aqui no Portal da Pimenta, por isso vamos falar de maneira sucinta neste post sobre pimenta erótica laranja. Para detalhes mais aprofundados recomendados a leitura do referido post.

Escala Scoville foi inventada no começo do século XX com o propósito de classificar os frutos conforme o grau de ardência de cada vegetal. Dessa forma é possível determinar quais são as mais fortes e mais fracas a fim de indicar o melhor tipo para os diferentes paladares existentes. E também evitar complicações de saúde.

E como é feita essa classificação? Alguém tem que provar uma por uma e dá o seu veredito? Ainda bem que não, porque tal apreciação seria muito subjetiva para vários casos, alguns são mais resistentes aos efeitos da capsaicina do que outros.

A medição é feita da seguinte forma: dilui-se a pimenta em água com açúcar quantas vezes forem necessárias para que o ardor se torne imperceptível para uma comissão de 5 provadores.

A quantidade de vezes que se precisou diluir na água a pimenta para alcançar o estágio neutro é o que determina a classificação na escala. No caso da pimenta erótica laranja, é necessário diluí-la entre 5 a 15 mil vezes.

Pimenta erótica laranja (Capsicum baccatum) é originária do PeruPimenta erótica laranja (Capsicum baccatum) é originária do PeruPimenta erótica laranja (Capsicum baccatum) é originária do PeruPimenta erótica laranja

Os benefícios da pimenta

E a pimenta erótica laranja tem como único benefício levantar o astral de seus consumidores vorazes? Não, há vários outros benefícios que proporciona ao corpo humano e não só a pimenta erótica laranja, aliás, todas em geral, e novamente por causa, em grande parte da Capsaicina.

Essa substância tem efeito anti-inflamatório, analgésico e antioxidante. Por isso, recomendada para:

Dores geradas por doenças reumáticas;

  • Descongestionamento das vias nasais;
  • Circulação do sangue;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Prevenção contra diabetes;
  • Combater a depressão;
  • Melhorar o humor;
  • Controle da glicose;
  • Prevenção contra câncer;
  • Redução da pressão arterial;
  • Redução do apetite (por aumentar a sensação de saciedade. Bom aliado para a luta contra a balança).

Gostou deste conteúdo sobre pimenta erótica laranja?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós.

Leia mais de nosso conteúdo.

Compartilhe!

Comments are closed.