Pimenta causa hemorroidas? Entenda como tudo funciona

Compartilhe!

Se você adora aquela ardência e sabor da especiaria, pode já ter se perguntado se pimenta causa hemorroidas. Mesmo um sorvete de pimenta. Afinal, quem já passa por essas crises de dilatação das veias anais pensa mil vezes antes de apimentar seu cardápio.

Tudo porque, apesar dos benefícios, essa especiaria pode dar início a ondas terríveis de desconforto em quem tem a doença. Em todo caso, se você tem ou não o problema, é hora de parar de temer dietas e pratos picantes por puro medo e desinformação. Venha conosco conferir se pimenta causa hemorroidas.

O que são as hemorroidas

Antes de saber se pimenta causa hemorroidas, entenda o que é a patologia. De acordo com a definição médica, ela é a inflamação ou dilatação das veias presentes nas regiões do canal anal, ânus ou reto. Assim, seus sintomas aparecer ao evacuar, como coceira, dor, sangramento e até inchaços.

Dividida em internas e externas, o comum são as que se desenvolvem no interior do ânus, exigindo evacuação “manual”. Já no caso das externas, a evacuação pode ser um grande problema, pois costumam desenvolvem coágulos sanguíneos na borda do ânus.

Comida com pimenta causa hemorroidas?

Não, essa é a resposta para quem quer saber se pimenta causa hemorroidas. De acordo com especialistas, pelo menos, não há relação entre o consumo do alimento e o aumento no risco de desenvolver o problema.

O mito existe pelo fato de a pimenta irritar as veias dilatadas do ânus em quem já possui a doença. Ainda vale lembrar que ter hemorroidas é algo comum. Ela ocorre em qualquer momento da vida, embora esteja relacionada a uma série de fatores.

Entre eles, a questão da genética tem grande importância. Embora pontos como estilo de vida ajudam a entender as causas e identificar alguns sintomas comuns.

Pimenta causa hemorroidas? Entenda como tudo funcionaPimenta causa hemorroidas? Entenda como tudo funcionaPimenta causa hemorroidas? Entenda como tudo funcionaPimenta causa hemorroidas?

A pimenta e as hemorroidas

O que transforma a deliciosa pimenta numa grande preocupação é uma substância chamada capsaicina, responsável pela ação vasodilatadora e o sabor picante. Como ela não é metabolizada pelo organismo, a ardência da boca ainda irrita a mucosa intestinal e anal durante a ação de evacuação.

Assim, o resultado é sangramento, inchaço e até muita dor se há vasos inflamados e dilatados na região. Acima de tudo, saiba que pimentas vermelhas potentes e mais agressivas a pessoas com hemorroidas, graças aos níveis de capsaicina nas sementes da pimenta.

Mesmo assim, você não precisa tirar a especiaria das suas receitas para ter cura certa. Ou seja, você apenas vai eliminar que sintomas terríveis o acompanhem até o banheiro. Por outro lado, podemos afirmar que, caso você siga curtindo temperos e pratos picantes, a doença não terá avanços significativos.

Alimentos que podem piorar a hemorroida

Como você deve saber, a alimentação sem exageros e equilibrada é a aposta certa para prevenir uma lista enorme de enfermidades e doenças. Sobretudo se você fizer exercícios e higiene adequada. Mesmo assim, antes de saber se pimenta causa hemorroidas, é bom se prevenir moderando nos alimentos que podem prejudicar a vida de quem está propenso à doença.

Queijos e alimentos gordurosos

De acordo com especialistas, tanto queijos quanto alimentos gordurosos irritam a região anal e o intestino. Em especial as pessoas com intolerância à lactose. Ou seja, alimentos ricos em carboidratos e gorduras, como fast-food e demais lanchinhos, chegam a alterar a flora intestinal. Dessa forma, ocorrem episódios de diarreia e até prisão de ventre.

Os condimentos

É comum se perguntar se pimenta causa hemorroidas, mas também é preciso muito cuidado em relação a alimentos cheios de condimentos, como caldos, molho de pimenta, ketchup e mostarda. Isso porque eles irritam a mucosa anal, sem falar que esses temperos picantes e fortes ainda alteram fezes e causam desarranjo intestinal, dificultando o tratamento.

As bebidas alcoólicas

Quem tem hemorroidas, pode repensar o consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque a substância aumenta muito o nível de desconforto das pessoas com dilatação de veias hemorroidais. Sem contar que o álcool ainda diminui movimentos intestinais, piorando a inflamação das hemorroidas e ressecando as fezes, causando evacuações forçadas e traumáticas.

Os refrigerantes e bebidas já adoçadas

Claro que beber muito líquido ajuda a prevenir e tratar casos de dilatação de veias anais. Entretanto, bebidas artificiais estão proibidas. Tudo porque elas têm muitos conservantes, açúcares e uma química nociva para o trabalho intestinal. No geral, tudo isso acaba fermentando, causando constipações bem incômodas.

Pimenta causa hemorroidas? Entenda como tudo funcionaPimenta causa hemorroidas? Entenda como tudo funcionaPimenta causa hemorroidas? Entenda como tudo funcionaPimenta causa hemorroidas?

O tradicional cafezinho

Se nada pode ser exagerado, com o café a regra é a mesma. Afinal, essa bebida ideal para acordar você pela manhã pode também descontrolar o trabalho do seu intestino. Segundo especialistas, até mesmo um simples cafezinho causa desidratação, ressecando as fezes.

Ou seja, o resultado é aquela uma evacuação traumática e forçada, até mesmo com sangramento. Dessa forma, procure substituir o café pelos chás. Embora é bom lembrar que nada de excessos, pois essas bebidas são laxantes naturais.

O tal do chocolate

A pimenta causa hemorroidas, mas o chocolate, não. Chocólatras, podem desejar isso, mas as guloseimas também são alimentos que requerem cuidado no consumo.

No geral, nossa dica é você apreciar com moderação, apostando em marcas com mais cacau do que leite. Até porque os chocolates gordurosos ajudam a alterar as fezes e piorar suas hemorroidas.

As frituras

Como sempre, batatinhas, bolinhos e coxinhas são um perigo quando consumidos em excesso. Embora sejam adorados, a culpa está na alta qualidade de nutrientes presentes em cada um.

Ou seja, quem come esses salgadinhos fritos abusa da gordura saturada. Assim como as demais frituras, elas substituem as fibras, causando problemas na hora de evacuar.

A pimenta vermelha

Embora muitos acreditem, essa variedade não causa o aparecimento de hemorroidas. Pelo menos não existem estudos para comprovar que essa pimenta causa hemorroida. Entretanto, ela pode agravar alguns casos sem nem precisar ser uma das mais picantes do mundo.

Tudo porque nosso organismo não absorve a capsaicina, principal substância da especiaria. Assim, na evacuação, a queimação e o desconforto podem ser grandes se você tem fissuras anais e, ainda pior, tiver hemorroida. Em suma, se você se pergunta se a pimenta causa hemorroidas, a resposta é não, ela apenas piora alguns casos.

Compartilhe!

Comments are closed.