Benefícios da pimenta: conheça os principais para a sua saúde

Compartilhe!

Pimenta benefícios

Vale a pena ter esse tempero no seu dia a dia, não apenas pelo seu sabor, mas pelo seu potencial, e a seguir falaremos mais sobre!

Talvez você não saiba disso, mas os benefícios da pimenta são muitos, inegavelmente! Embora seja um tempero injustiçado e apontado como perigoso por alguns, ele pode te oferecer excelentes vantagens, ajudando o seu organismo a funcionar cada vez melhor.

Veja também – Pimenta Rosa: benefícios para a saúde e como consumir

É claro que isso não quer dizer que você deva consumir a pimenta exageradamente ou sem parar, porque não é por aí, mas ela pode (e deve) fazer parte das suas receitas e do seu dia a dia, com certeza.

Tendo tudo isso em mente, a seguir nós vamos falar um pouco mais sobre os benefícios da pimenta e sobre tudo de bom que ela pode te ofertar. Vem conferir as 10 mais reconhecidas potencialidades desse tempero picante, forte e cheio de possibilidades!

10 interessantes e instigantes benefícios da pimenta

1 – Poderoso efeito antioxidante

Um dos grandes benefícios da pimenta é que ela tem efeito antioxidante, especialmente se for do tipo Capsicum. As pimentas que são desse tipo também são conhecidas como:

Quando um alimento possui efeitos antioxidantes ajuda no combate aos radicais livres, substâncias muito perigosas justamente porque fazem com que as nossas células envelheçam mais rapidamente do que deveriam.

O problema disso é que permite o desenvolvimento de doenças perigosas e bastante comuns atualmente, como a diabetes, o câncer ou as diversas cardiopatias já conhecidas.

2 – Melhoria na digestão

Há quem pense que consumir pimenta pode ser um problema para o estômago, mas não é bem assim que acontece, na verdade, e isso se explica pelo poder desse tempero de nos fazer salivar e de aumentar a nossa produção de secreção gástrica!

Como isso acontece a cada vez que consumimos esse alimento, todo o resto que comemos acaba sendo digerido de forma muito mais tranquila, porque as enzimas de cada garfada de comida vai ser quebrada com mais rapidez e com muito mais facilidade pelo nosso sistema digestivo!

3 – Metabolismo mais acelerado

Um dos mais instigantes benefícios da pimenta é que quando consumida ela faz com que a temperatura do seu corpo suba, o que é bem positivo porque significa que você acabará gastando mais calorias.

Veja também – Geleia de pimenta: aprenda 10 deliciosas receitas!

Isso se torna possível justamente porque nesse tempero está a capsaicina, que tem essa característica de acelerar o metabolismo. Além disso, esse composto também se mostra interessante porque consegue ajudar na queima da gordura abdominal, o que é excelente para quem tem dificuldade de dizer adeus às localizadas!

4 – Emagrecimento certo

Quando você consome pimenta vermelha no dia a dia pode ver o seu emagrecimento sendo estimulado fortemente, justamente porque o seu sistema nervoso produzirá e liberará mais catecolaminas, adrenalinas e noradrenalinas, que são excelentes compostos porque reduzem o apetite.

A partir disso você conseguirá consumir menos comida e terá mais capacidade de escolha na hora das refeições, porque não estará tão faminto, o que te ajudará com certeza a perder o peso que você quer!

5 – Melhor controle do colesterol

O colesterol alto pode ser um grande perigo para a saúde de qualquer um. Aumenta o risco de que alguém sofra com cardiopatias e, claro, também agrava as possibilidades de derrame, isso para citar apenas alguns dos exemplos mais corriqueiros e também mais graves.

A boa notícia é que um dos grandes benefícios da pimenta é que ao consumi-la você aumenta o nível de colesterol “bom” no seu organismo, e isso ajuda a manter os seus triglicerídeos também controlados!

Além disso, a tendência é que a sua pressão arterial também se equilibre, e essa é outra perigosa consequência que se experimenta quando se tem o colesterol “ruim” alterado no corpo!

6 – Prevenção do câncer

De acordo com muitas pesquisas e estudos os componentes da pimenta são excelentes quimiopreventivos, além de serem também antimutagênicos e anticarcinogênicos, o que significa que servem para colaborar na prevenção de uma série de tipos de câncer, o que é ótimo!

7 – Diabetes sendo bem combatida

Outro ponto curioso sobre a pimenta é que ela é rica em capsaicina, como já comentamos previamente, e essa substância não tem apenas a capacidade de acelerar o metabolismo, mas também de reduzir o nível de glicemia do organismo, justamente pelo aumento das taxas de insulina do corpo, o que é bastante positivo!

8 – Melhora o sistema circulatório

Outro trunfo no consumo da pimenta é que ela conta com uma grande quantidade de vitaminas, e entre as principais que podemos encontrar na sua composição estão, com certeza:

  • A vitamina A;
  • As vitaminas do complexo B;
  • A vitamina C;

Além disso, esse tempero também conta com uma grande quantidade de cálcio e de potássio, e todos esses componentes combinados ajudam a evitar a formação de coágulos e aumentar o calibre das veias e das artérias, o que é fundamental para impedir que ocorram doenças do coração ou algum tipo de acidente vascular cerebral!

9 – Evita a depressão e alivia a dor

Quando uma pessoa consome pimenta acaba tendo a adrenalina e a noradrenalina ativadas no organismo, o que significa que o corpo e a mente acabam ficando imediatamente em estado de alerta!

Isso é positivo justamente para as pessoas diagnosticadas como deprimidas, porque elas acabam tendo mais ânimo a partir dos efeitos sentidos com o consumo desse milenar tempero.

Veja também – Tipos de pimenta: conheça os principais e seus benefícios para a saúde

Um grupo de indivíduos que também acaba sendo favorecido a partir do consumo da pimenta é aquele formado por gente que sofre muito com dores fortes, como é o caso de quem tem problemas de enxaqueca, por exemplo.

10 – Apresenta ação anti-inflamatória

O último dos benefícios da pimenta que vamos elencar aqui tem a ver com a sua ação anti-inflamatória, que é obra mais uma vez da sua substância mais comentada nesse artigo, a capsaicina.

De acordo com especialistas, o consumo de pimenta dedo-de-moça e de pimenta malagueta pode colaborar para que você evite inflamações no organismo, que podem fazer com que seu corpo desenvolva doenças muito ruins.

Como você pode ver, são muitos os benefícios da pimenta, e vale a pena apostar no consumo desse tempero no seu dia a dia, não só por ele ser delicioso, mas também por ser bom para seu corpo!


Compartilhe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *