Geleia de pimenta: aprenda 10 deliciosas receitas!

Compartilhe!

Geleia de pimenta

A geleia de pimenta é um delicioso alimento, que não serve apenas como sobremesa, mas também como acompanhamento de pratos principais e aperitivos! Saiba mais nesse artigo!

Se você acha que a geleia de pimenta só combina com composições doces, saiba que está enganado! Esse produto está se tornando cada vez mais alardeado, não só porque vai bem nas sobremesas, mas porque acompanha queijos, pães e até carnes, sendo estrela em algumas receitas e pratos!

Veja também – Pimenta do reino: conheça os benefícios e usos

É lógico que ainda se trata de um elemento culinário que nem todo mundo vai entender e querer provar. Essa confusão no paladar do doce com o picante (, em alguns casos, com o salgado) pode incomodar os mais puristas, e é bem verdade que a maioria das pessoas não gosta de ser verdadeiramente surpreendida quando o assunto é comida.

Nós, no entanto, achamos que você deve conhecer mais opções de geleia de pimenta para descobrir a sua favorita e, quem sabe, preparar a que mais te interessar! A seguir apresentaremos então 10 receitas distintas! Vale a pena conferir e se surpreender com as nossas ideias e propostas!

Conheça 10 receitas incríveis de geleia de pimenta

1 – Maçã com pimenta

Essa geleia é surpreendente, mas tem um sabor bastante delicado e doce. Entre os ingredientes podemos listar a maçã do tipo Fuji, a água em abundância, a pimenta dedo-de-moça, o vinagre branco e, claro, o açúcar da sua preferência.

O modo de preparo é simples e pede mais paciência do que o domínio de grandes técnicas, e o resultado nos premia com um produto muito gostoso e que tem uma textura espetacular!

2 – Geleia de pimenta simples

Às vezes, tudo o que queremos é praticidade, e é isso que a geleia de pimenta simples oferece para aqueles que decidirem prepará-la! Tudo que é preciso ser feito é misturar pimenta com mel usando um processador ou, ainda, um liquidificador.

Veja também – Benefícios da pimenta: conheça os principais para a sua saúde

Depois é só aquecer no microondas por um minutinho e está pronta essa delícia, que vai bem em uma série de contextos distintos!

3 – Laranja, maçã e pimenta

Essa é uma geleia de pimenta um tanto mais incrementada e trabalhada do que as anteriores, e o que tem de mais complexa agrega também em sabor e inovação, com certeza!

A grande sacada desse produto é que ele consegue ao mesmo tempo ser picante, salgado e doce, e isso impressiona, inegavelmente.

Geleia de pimenta receitas

Quando misturamos maçã, laranja, açúcar, pimenta, sal e alho estamos combinando elementos bastante opostos, de uma forma muito única e especial, que acaba permitindo que os que provam essa maravilha vivam uma experiência fora da curva!

5 – Abacaxi, maçã e pimenta

Essa é uma receita muito instigante de geleia com pimenta, que com certeza vai te cativar muitíssimo. Abaixo listamos os ingredientes principais, para você preparar:

  • Abacaxi;
  • Maçã;
  • Pimenta;
  • Hortelã;
  • Gengibre;
  • Açúcar;

Tudo isso misturado em um tacho com calma e com carinho acaba formando um produto realmente delicioso e maravilhoso em sua constituição e claro, nas possibilidades que ele oferece!

6 – Abacaxi com pimenta

Nessa geleia nós combinamos o sabor do abacaxi que é mais ácido, com o poder picante da pimenta calabresa e o doce do açúcar caramelado. A maçã vem para a mistura para dar um certo equilíbrio nesses sabores tão fortes e tão instigantes, que quando chegam juntos ao paladar surpreendem e chocam!

7 – Acerola com pimenta

Essa geleia de pimenta trabalha com o uso de acerola, que é uma fruta que não costuma ser utilizada em muitas receitas e que lamentavelmente não tem a simpatia de tanta gente quanto deveria!

É necessário dizer que apesar da lista de ingredientes aqui ser bem pequenininha (pimenta, acerolas e, claro, açúcar de sua preferência) o tempo no fogo será alto, porque até dar ponto e saborizar todo o conjunto demora bastante.

Veja também – Tipos de pimenta: conheça os principais e seus benefícios para a saúde

Ainda assim, o resultado final que você vai provar vai valer tanto a pena que dificilmente você vai se sentir mal por ter tido que esperar, ou por ter passado tanto tempo cozinhando!

7 – Laranja, maçã, sal, alho e pimenta

Aí está uma geleia de pimenta para lá de inovadora e curiosa, que você deve ficar pensando em como pode dar certo, mas acredite: dá! Os ingredientes usados são esses:

  • Pimenta;
  • Laranja;
  • Maçã;
  • Sal;
  • Alho;
  • Açúcar.

A ideia é que assim o produto final não fique tão doce, então ele vai fugir do que estamos tradicionalmente acostumados a sentir todas as vezes que provamos um doce desse tipo!

É interessante dizer, inclusive, que essa combinação insólita faz com que essa geleia seja excelente para acompanhar vários tipos de pratos e de aperitivos, e pode ser comida pura mesmo com muito gosto e prazer, com toda a certeza!

8 – Limão, laranja, maçã, pimentões e pimenta

Esse é o tipo de coisa que não muita gente pensaria em combinar, mas o fato é que a junção do limão com a laranja e a maçã, acompanhados de pimentões vermelhos, pimenta e açúcar fazem surgir uma geleia incrível e impressionante ao paladar, que dificilmente você vai conseguir parar de comer!

Essa é uma geleia de pimenta que vai muito bem com aquelas comidinhas que adoramos provar no bar e no boteco! Estamos falando, claro, dos pastéis, dos bolinhos fritos e claro, da batata!

9 – Limão, maçã e pimenta

Essa é mais uma opção bem instigante para você que gosta de comer geleia, mas não quer usar muitos ingredientes.

O que você vai gastar aqui é tempo e gás no fogo, mas o resultado compensa e te dá um produto que vai muito bem tanto com as carnes, quanto com os queijos e como com os pães, ou seja, é uma opção e tanto para quem gosta de usar esse advento como prato principal ou aperitivo!

10 – Laranja, maçã, limão e pimenta

Esse time forma uma geleia conhecida como “três frutas”, que tem na pimenta a sua ardência mais que especial e um balanço entre frutas doces e cítricas, que precisam do equilíbrio do tempero para se juntar e brilhar!

Como você pode ver, a geleia de pimenta é um produto incrível e maravilhoso, e agora com as nossas dicas você pode preparar a sua sem sair de casa! Aproveite e boa sorte!


Compartilhe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *