Compartilhe!
Também conhecida como Locoto, especialmente entre os bolivianos, a pimenta rocoto é tradicional do Peru e possui inúmeras qualidades.
De uma ardência mediana para alta, entre 8 e 9, ela é muito requisitada para composição de pratos saborosos e marcantes.
É fácil de ser encontrada em países como Peru, Bolívia, Equador, Chile, Argentina, entre outros países das Américas. Esta pimenta também tem conquistado o paladar e a preferência de um contingente cada vez maior de brasileiros.
Vamos então conhecer mais de suas características, benefícios e utilidades. E, para finalizar com chave de ouro, vamos conhecer duas receitas com esta deliciosa planta.
O que é pimenta rocoto?
Pimenta rocoto é uma variedade nativa do Peru, onde se encontram registros de produção desta espécie, por povos locais, há mais de 5 mil anos.
O nome científico é Capsicum pubescens, porém, dependendo da região, ela vai ser conhecida popularmente por outros nomes como locoto, peron, canário, manzano.
Ela, ao contrário de outras pimentas ardentes, se adapta melhor a solos localizados em regiões de clima fresco e até quente.
Sua coloração tradicional é vermelha, entretanto, no México é possível encontrar uma versão de cor alaranjada. Outra curiosidade é quanto a produtividade da planta desta pimenta que, quando bem cuidada, pode produzir por mais de uma década.
A planta apresenta folhas em um tom de verde escuro e suas flores pendem para a cor roxa com manchas brancas. Podem ultrapassar os dois metros de altura.
Principais características
De formato arredondado, tamanho médio e cor vermelha, esta pimenta chega ao tamanho aproximado de uma maça.
Suas sementes são pretas, fato raro entre as pimentas, e sua coloração muda ao longo do desenvolvimento. Quando pequena é, essencialmente, verde passando para amarelo alaranjado e finalmente vermelho, quando amadurece.
A polpa é volumosa, consistente e espessa, fazendo com que renda bastante e possa ser melhor degustada pelos apreciadores. Alguns especialistas afirmam que, internamente, ela lembra alguns tipos de pimentões.
A ardência, que não é muito forte, e o sabor agradável, tornam esta espécie ideal para o consumo cotidiano e também para o preparo de várias receitas.
Benefícios para saúde
Assim como as demais espécies, a pimenta rocoto oferece vários benefícios para o nosso organismo.
A regulação do sistema digestivo é, talvez, a vantagem mais conhecida da adoção de pimentas na dieta.
As propriedades antioxidantes auxiliam no funcionamento do estômago, facilitando a digestão, além de prevenir a deterioração das células e o surgimento de doenças.
Entretanto, existem muitos outros benefícios que nem todo mundo conhece. Entre eles, podemos destacar:
- Propriedades anti-inflamatórias e antibióticas;
- Dilatação dos vasos sanguíneos, prevenindo problemas de hipertensão;
- Alívio da congestão nasal e de dores, primordialmente as enxaquecas;
- Liberação de hormônios que provocam sensações de bem-estar e prazer;
- Enorme quantidade concentrada de vitamina C;
- Melhoria da situação de pele machucada, irritada ou sofrendo de males dermatológicos;
- Outras características que tornam o consumo de pimenta bastante popular são o auxílio no controle do peso e o aumento da libido.
Por se tratar de um alimento termogênico, a pimenta rocoto favorece o processo metabólico por aumentar o consumo de calorias durante a digestão. Ela também reduz o apetite, diminuindo a vontade de ingerir mais alimentos.
O aumento do desejo sexual se dá por meio do aumento dos batimentos cardíacos e a liberação de nutrientes que estimulam o ânimo e aumentam a disposição dos parceiros.
Considerado um dos principais afrodisíacos naturais, a pimenta provoca um efeito curioso que é o estímulo olfativo que aumenta o desejo.
Pimenta rocoto na culinária
A pimenta rocoto é uma das espécies, que se tem notícias, mais antigas a ser cultivada nos continentes americanos. Desde sempre, a culinária de diversos países se beneficia das qualidades desta pimenta.
O sabor único e especial faz com que diferentes estilos de culinária adotem esta espécie entre seus ingredientes. Entre os bolivianos, ela é muito popular e utilizada em inúmeros pratos como molhos, sopas, ceviche e carnes.
A textura e volume da polpa também são muito elogiadas, tornando sua massa própria para vários formatos, além de render mais.
A ardência não é exagerada, provocando calor adequado para ser apreciado sem causar mal-estar. Ao contrário de outras espécies, esta pimenta demora alguns instantes para ser plenamente percebida.
Especialistas em churrasco também têm esta espécie entre suas prediletas, para o acompanhamento de diferentes tipos de carnes.
Receita de peixe com pimenta rocoto
Nesta versão vamos produzir um ceviche, que é um prato rápido, saboroso e muito apreciado na culinária andina. Entretanto, os brasileiros vêm aprendendo a apreciar esta delícia de receita nos últimos anos.
Primeiramente, vamos precisar dos seguintes ingredientes:
- 600 gramas de filé de peixe branco;
- 01 pimenta rocoto pequena;
- 500 ml de suco de laranja (2 copos);
- 200 ml de suco de limão;
- 01 pitada de sal;
- 250 ml de azeite de boa qualidade (1 copo);
- 01 cebola roxa;
- ½ maço de cocoulette.
Modo de preparo:
- Então, para começar, devemos cortar o peixe em pequenos pedaços finos. Logo depois, devemos cortar a cebola em tiras finas, no formato meia lua;
- Logo depois, pica-se a pimenta em pequenos quadrados;
- A seguir, em uma saladeira ou outro recipiente espaçoso. mistura-se todos os ingredientes com calma para que eles criem uma consistência homogênea;
Pronto. Agora basta servir in natura, em pequenos copos, pratos ou espalhados por torradas ou pães.
Receita de molho de pimenta rocoto
Agora vamos aprender a fazer um molho prático e delicioso com a pimenta rocoto. Primeiramente, vamos reunir os seguintes ingredientes:
- 01 cebola média;
- 05 dentes de alho;
- 02 cravos;
- 01 folha de louro;
- 04 pimentas rocoto;
- 150 ml de extrato de tomate;
- 240 ml de vinagre;
- 20 ml de azeite;
- Sal a gosto.
Modo de preparo:
- Comece limpando internamente as pimentas. Então, extraia todas as sementes para, em seguida, picar em pedacinhos;
- Em segundo lugar, bata todos os ingredientes em um liquidificador. Mantenha pelo tempo necessário até conseguir uma mistura homogênea;
- Logo depois, derrame o molho em uma panela e leve ao fogo por um período de dez a quinze minutos. Então, vá mexendo e observando até que se atinja a consistência desejada;
- Por fim, deposite o conteúdo em vidros para conserva e leve-os à geladeira.
Agora é só aproveitar o seu molho de pimenta rocoto com seus pratos prediletos!