Compartilhe!
Todas as pimentas possuem diversos benefícios para nossa vida, seja para temperar um alimento ou para diminuir nosso metabolismo. Hoje, vamos aprender um pouco mais sobre a pimenta malagueta!
Benefícios da pimenta malagueta
A pimenta malagueta ajuda em diversas partes do nosso corpo, como, por exemplo, é capaz de reduzir as dores de cabeças e fortes enxaquecas e ajuda a diminuir as dores nas articulações. Estudos comprovaram que a pimenta malagueta auxilia, também, as dores pós-cirúrgicas, dores causadas pelo diabetes, lesões nas costas e até na artrite.
Veja também – Pimenta de cheiro: aprenda como usar na cozinha!
Muitas pessoas utilizam muita pimenta durante a ingestão de alimentos, isso porque a pimenta malagueta inibe o apetite quando ingerida, ou seja, você sentirá menos fome. Além disso, ajuda na queima de gordura, pois gera um esforço do metabolismo para queimar as mesmas. A pimenta é um anti-inflamatório muito eficaz, ajudando a aliviar inchaços provenientes dos alimentos e infecções.
Algumas pesquisas mostraram que a pimenta malagueta pode combater o câncer. Isso porque ela possui muita capsaicina, que, por sua vez, pode combater o câncer de próstata. A pimenta ainda pode aumentar seu sistema imunológico, pelo fato de ser rica em vitamina C.
Receitas com pimenta malagueta
Além de todos os benefícios para a saúde, a pimenta malagueta está presente em várias receitas que deixam nossos alimentos ainda mais saborosos. Vamos aprender algumas delas para implementarmos em nosso dia a dia, seja pelo sabor ou pela saúde:
Molho de tomate caseiro
Ingredientes
- 1 1/2 kg de tomate;
- 4 cabeças de alho;
- 5 colheres (sopa) de azeite extravirgem;
- 2 xícaras (chá) de manjericão;
- Pimenta malagueta a gosto.
Modo de preparo
Tire os caroços espremendo os tomates em uma tigela e reserve, como o caldo. Fatie os alhos bem finos. Desfolhe, sem destruir as folhas do manjericão, e lave-as bem. Coloque em uma panela grande o azeite para ferver e, em seguida, coloque o alho fatiado. Espere dourar.
Veja também – Tipos de pimenta: conheça os principais e seus benefícios para a saúde
Neste ponto, coloque o tomate picadinho, mexa, e coe os caroços/sementes dos tomates com uma peneira. Aguarde ferver, mexendo de vez em quando para dissolver/cozinhar o tomate e evaporar o excesso de líquido. Ao obter uma mistura semicremosa, desligue o fogo e, depois, coloque as folhas de manjericão e a pimenta malagueta.
Essa receita do molho pode ser utilizada em várias receitas, como massas, carnes e saladas.
Agrião refogado
Ingredientes
- Agrião a gosto;
- Sal a gosto;
- Pimenta malagueta a gosto;
- 1 colher (sopa) de manteiga.
Modo de preparo
Retire a quantidade necessária para uma pessoa do maço de agrião, lave e escorra para soltar o excesso de água. Em seguida, esquente a manteiga com a pimenta-malagueta em uma frigideira bem grande. Assim que ela começar a ferver, adicione o agrião. Envolva o agrião com a manteiga e, quando as folhas começarem a murchar, tempere com sal e retire do fogo. Prontinho!
A receita acima é muito simples e combina dois ingredientes muito saudáveis: a pimenta malagueta e o agrião, podendo ser servida como acompanhamento de uma refeição, entrada ou até mesmo prato principal.
Salada de azeitonas verdes
Ingredientes
- 450 gramas de azeitonas verdes sem caroço;
- 2 tomates grandes maduros sem pele e ralados;
- 80 ml de azeite de oliva;
- 6 dentes de alho amassados;
- 1 colher (sopa) de molho de tomate;
- 3 rodelas de limão descascado;
- 1 colher de chá de pimenta malagueta;
- Sal e pimenta do reino moídos na hora.
Modo de preparo
Coloque as azeitonas em uma frigideira, cubra-as com água e deixe ferver. Escorra e repita o processo. Em outra frigideira, refogue o alho no azeite, sem deixar dourar, adicione o tomate e o molho de tomate e deixe refogar por alguns minutos. Acrescente as azeitonas, as rodelas de limão, os condimentos. Acrescente mais água e deixe ferver em fogo brando, até que a água evapore. Retire o limão e deixe esfriar.
A salada de azeitonas pode acompanhar um delicioso filé ou peixe.
Até agora, vimos várias receitas usando a pimenta malagueta para pratos salgados. Mas saiba que essa pimenta também vai muito bem em pratos doces! Veja alguns exemplos:
Bombom de chocolate com pimenta
Ingredientes
- 1 caixa de pimenta malagueta;
- 1 tablete grande de chocolate.
Modo de preparo
Derreta bem o chocolate em uma panela e reserve em uma travessa. Depois, mergulhe a pimenta na travessa com o chocolate e, em seguida, coloque-as em um refratário. Leve ao congelador por 1 hora.
Doce de pimenta em calda
Ingredientes
- 1 quilo de pimentas de cheiro sem talos e sem sementes (não é picante!);
- 500 g de açúcar cristal;
- 500 ml de água;
- 4 colheres de sopa de vinagre branco;
- 2 anis estrelados;
- 1 pau de canela;
- 2 bagas de cardamomo;
- 1 colher de chá de pimenta calabresa moída;
- 1 colher de chá de pimenta malagueta.
Modo de preparo
Em uma panela, de preferência de cobre ou ágatha (alouçada), leve a água, o vinagre, e o açúcar para cozinhar por 5 minutos. Acrescente a canela, o anis e as bagas de cardamomo. Higienize, retire as sementes das pimentas e acrescente a calda fervente. Adicione a pimenta calabresa moída e a malagueta fatiada e deixe cozinhar por aproximadamente 30 mininutos, sem mexer. Observe o ponto da calda.
Os doces que mostramos aqui são uma explosão de sabores e muito diferentes. Vale a pena experimentar!
O importante é variar
Introduzir a pimenta em nossa alimentação é, de fato, muito importante para prevenir várias doenças e melhorar o funcionamento do nosso corpo. Porém, tudo o que ingerimos em excesso pode fazer mal para a saúde, e com as pimentas não seria diferente. Por isso, o ideal é ingerir com moderação, pois sua ingestão em excesso pode causar náuseas, vômitos, alterações em sua respiração e até mesmo queimaduras na boca.
Veja também – Geleia de pimenta: aprenda 10 deliciosas receitas!
Outro ponto importante para lembrar é que, após o manuseio do alimento, é importante lavar as mãos sempre e nunca levar as mãos aos olhos ou nariz. Lembre-se também de lavar bem os utensílios que utilizou enquanto cozinhava as pimentas.
Não exagere nas quantidades das pimentas malaguetas, coma aos poucos e saiba apreciar esse alimento que nos ajuda em tantos aspectos. Caso não esteja acostumado, coloque uma pequena porção em alguma de suas refeições e inicie por aí. Esse alimento te trará variados benefícios!