Compartilhe!
Pimenta cumari, conhecida formalmente pelo nome científico de Capsicum baccatum, é uma pimenta nativa do Brasil. O condimento está presente no preparo de várias iguarias nacionais e internacionais. A pimenta vale-se de maior popularidade nas regiões nordeste e sudeste, sobretudo no estado de São Paulo.
Além disso, a planta ainda pode ser encontrada em estado silvestre, se desenvolvendo em capoeiras ou sob variadas árvores. Geralmente, quando cultivada por um médio período, a pimenta cumari se desenvolve formando legítimos arbustos.
Seus frutos, por sua vez, são de tamanho miúdo, ovalados ou arredondados, com coloração avermelhada quando estão maduros.
Devido ao seu sabor notavelmente ardido e picante, é tradicionalmente usada para conservas. Todavia, também serve para condimentar carnes brancas e pratos que levam arroz. Além disso, pode compor tanto receitas doces, tais como saborosas geleias, quanto ser empregada marinados, cozidos e molhos.
Apesar de ainda ser tida como uma planta de cultivo silvestre, a crescente demanda de consumo tem propiciado espaço para o plantio experimental. Pouco a pouco, plantações modestas podem dar abertura para o cultivo extensivo.
Sua picância média varia entre trinta mil e cinquenta mil unidades Scoville, quanto atinge a marca de oito na escala de temperatura. Ela é chamada por nomes variados a depender da região. Dentre os nomes mais populares, estão: cumbari, comari, pimenta cumari passarinho, pimenta passarinho e cumari verdadeira.
Como é o cultivo da pimenta cumari?
A pimenta cumari é uma planta de porte pequeno, não ultrapassando os cinquenta centímetros de altura. Sua preferência climática é voltada para ambientes tropicais, com forte inclinação às temperaturas elevadas. No que diz respeito ao solo, para o cultivo de pimenta, é recomendado preferir os bem drenados e ricos em nutrientes.
Como acontece o desenvolvimento?
A floração da planta cumari é tradicionalmente branca, contudo, é possível observar em suas pétalas manchinhas em tons esverdeados ou amarelados. O aspecto do seu fruto apresenta forma ovalada ou, em outros casos, arredondada. Em decorrência da capsaicina presente no fruto, seu nível de ardência é considerado satisfatório.
A pimenta cumari pode se propagar por meio de sementes tanto quanto por meio de mudas. Adorados pelos pássaros, os frutos da planta devem ser colhidos antes da maturação, isto é, enquanto ainda apresentam coloração verde.
Propriedades da pimenta cumari
Além de dar sabor e picância aos pratos, a pimenta acarreta inúmeras propriedades nutritivas e saudáveis. A pimenta não é apenas um condimento para a refeição, como também um condimento para o bom funcionamento do organismo.
Em primeiro lugar, a cumari é rica em fibras alimentares, carboidratos e diversas vitaminas, tais como vitamina A, C e B6. Além disso, a pimenta é fonte de sais minerais como, por exemplo, potássio, ferro e magnésio.
Suas propriedades contemplam um arranjo anticancerígeno, anti-inflamatório, hipoglicemiante e antioxidante. De fato, um consumo de quantidade moderada, contudo, regular, fortalece o sistema imunológico.
Além disso, a ingestão adequada se alia à aceleração na digestão do metabolismo. De modo similar, previne o envelhecimento precoce e auxilia no controle da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol no sangue.
Entretanto, isso não é tudo. Quer conhecer mais dos benefícios da cumari para o organismo? Abaixo, listamos as principais vantagens do consumo dessa pimenta brasileira.
Benefícios da cumari para a saúde
A cumari possui propriedades antioxidantes
Suas propriedades antioxidantes colaboram para manter inflamações e radicais livres sob controle. Por sua vez, o controle é convertido em um aceleramento no metabolismo. Isto, em outras palavras, significa uma propensão reduzida quando se trata do acumulamento de gorduras.
A cumari é amiga do seu sangue
Estudos comprovam que a planta é uma grande amiga do seu sangue. Pesquisas foram realizadas em países onde há consumo abundante da pimenta brasileira como, por exemplo, Tailândia e México.
O que essas pesquisas revelaram é animador sob o ponto de vista da saúde. O estudo demonstrou que indivíduos habituados a consumirem a cumari regularmente apresentam uma menor incidência de doenças ligadas à coagulação de sangue.
O condimento está liberado na dieta
Você, que faz dieta, respire aliviado: o fruto da cumari não está barrado da reeducação alimentar. Contanto, claro, que seja consumida com moderação, em quantias adequadas, a pimenta pode ser benéfica para o processo de perda de peso.
A admissão se deve graças ao seu baixo teor calórico, além da capsaicina na sua composição. Como já mencionado, a capsaicina é uma auxiliar quando o que está em jogo é reduzir as gorduras e aumentar a taxas de digestão.
Não obstante, o consumo da pimenta também estimula e aumenta a produção da saliva. Ou seja, colabora ainda mais para o processo de digestão e desintegração dos alimentos, promovendo a diminuição das medidas.
A pimenta é um anti-inflamatório natural
A pimenta cumari é um agente ativo quando o assunto é reduzir a inflamação. A planta ajuda a limitar e inibir a ação do neuropeptídio, isto é, o propulsor responsável pelo processo inflamatório. Além disso, os efeitos favoráveis da capsaicina são importantes na prevenção de doenças inflamatórias tais como a artrite.
A cumari destrói células cancerígenas
De acordo com pesquisas, a pimenta pode ter sua eficácia no combate contra o câncer de próstata reconhecida. E, mais uma vez, os créditos vão para a capsaicina. O componente ativo na pimenta destrói as células cancerosas sem, para tanto, provocar dano às células saudáveis.
Onde é possível encontrar a pimenta cumari?
Apesar de ser mais comum no nordeste e sudeste do Brasil, a cumari pode ser encontrada em demais regiões. Em suma, é possível adquiri-la em mercados municipais, feiras livres e lojas online que comercializam mudas, sementes e produtos orgânicos.
Além do plantio para consumo, a cumari é utilizada para fins ornamentais. Afinal, é facilmente cultivada e se adapta bem a jardineiras, canteiros e vasos, podendo, assim sendo, integrar seu quintal em floreiras, viveiros e hortas domésticas.
Apesar de conter diversos benefícios à saúde, a cumari deve ser consumida com moderação. Como qualquer outro alimento, um consumo em quantias exageradas tende a causar efeitos reversos, isto é, acarretar malefícios à saúde ao invés de lograr de suas vantagens.
Para evitar incômodos, faça um uso consciente da pimenta cumari, incluindo-a equilibradamente às refeições.