Como plantar e cultivar pimenta: seja um expert no assunto!

Compartilhe!

Não muito diferente de outros países, a pimenta também está presente na culinária de diversos pratos brasileiros. Aliás, é um dos condimentos mais usados pelo povo daqui e não importa a classe econômica. É possível encontrar de diferentes tipos e sabores. Que tal aprender como plantar e cultivar pimenta aí no quintal da sua casa? Saiba essas e outras informações importantíssimas a seguir!

É totalmente possível, plantar aquela pimentinha que você mais gosta no quintal da sua casa, mas para que a colheita dê certo é muito importante prestar atenção em alguns detalhes fundamentais.

Conhecida mundialmente por causa do seu sabor picante, a pimenta é um excelente condimento que dá um sabor muito agradável em qualquer receita. Vale ressaltar que esse condimento é um dos mais utilizados no mundo todo.

Atualmente com a cultura do “faça você mesmo”, diversas pessoas começaram a plantar as suas próprias pimentas, seja para serem utilizadas na culinária ou simplesmente como uma planta ornamental.

Aprender as dicas corretas de como plantar e cultivar pimenta é simplesmente fundamental para que a sua colheita seja feita de maneira correta e com sucesso.

Conheça os principais benefícios da pimenta

Os benefícios da pimenta vermelha são oferecidos por causa de uma substância presente nelas chamada capsaicina. Rica em diferentes nutrientes e vitaminas é muito benéfica para o funcionamento de diferentes sistemas no corpo humano.

Como plantar e cultivar pimenta: seja um expert no assunto!Como plantar e cultivar pimenta: seja um expert no assunto!Como plantar e cultivar pimenta: seja um expert no assunto!Como plantar e cultivar pimenta

Antioxidante natural

Riquíssima em vitaminas C e E melhora o nosso sistema imunológico e contribui para a eliminação de todos os radicais livres, ou seja, é um antioxidante natural. Pessoas que possuem doenças degenerativas como o mal de Parkinson e até mesmo Alzheimer podem se beneficiar com suas propriedades.

Rica em vitamina A

Você que quer aprender como plantar e cultivar pimenta deve saber que ela é rica em vitamina A, extremamente essencial para a nossa visão e crescimento.

Basta consumir por exemplo, 2 colheres de pimenta do tipo dedo de moça em pó, para completar a dose diária que o organismo necessita dessa vitamina.

Auxilia no emagrecimento

A pimenta que contém níveis de capsaicina em sua composição tem ação termogênica dentro do organismo, contribuindo para a aceleração metabólica. Isso significa que o seu gasto calórico pode ser aumentado, facilitando assim a sua perda de peso.

Para você saber o quanto ardida a pimenta é, basta medir o seu grau de capsaicina, quanto maior, mais ardência. Mas atenção, não é porque ela ajuda a emagrecer que você vai comer um vidro inteiro de pimenta, tudo em excesso faz mal, lembre-se disso!

Diminuição do colesterol ruim

Você que vai aprender como plantar e cultivar pimenta, principalmente para poder ingeri-la em seus pratos, deve saber que ela é extremamente benéfica para a diminuição do LDL ou colesterol ruim.

Mas, atenção! Caso tenha algum desconforto digestivo como refluxo, gastrite, etc, consulte um médico especialista antes e escute o que ele tem para lhe dizer.

Pessoas saudáveis podem consumir pimenta em até duas vezes por dia.

5 dicas de como plantar e cultivar pimenta com sucesso

Reunimos a seguir 5 dicas fundamentais para você que está começando a aprender como plantar e cultivar pimenta. Acompanhe e coloque todas em prática.

Como plantar e cultivar pimenta: seja um expert no assunto!Como plantar e cultivar pimenta: seja um expert no assunto!Como plantar e cultivar pimenta: seja um expert no assunto!Como plantar e cultivar pimenta

1 – Plantando a sua mudinha

A sua muda de pimenta ou as sementes podem ser adquiridas em diferentes locais como feiras, supermercados e até lojas especializadas em vendas de plantas. A primeira etapa para que você tenha a sua pimenteira é fazer o replantio dessa muda ou o plantio dessas sementes que você adquiriu.

A muda deve ser plantada com as raízes preservadas, geralmente essas raízes contém ao redor, um torrão de terra que não deve ser removido. Coloque em um vaso com profundidade de aproximadamente 30 centímetros e cubra-o com mais terra até completar totalmente.

Molhe essa terra, pois ela provavelmente estará seca.

O plantio das sementes também não possui nenhum segredo. Você também vai precisar de um vaso de uns 30 centímetros. Inicialmente coloque terra nesse vaso, aproximadamente 1 centímetro do chão. Jogue as sementes, podem ser de 3 a 4, em seguida cubra com mais terra, até completar o vaso. Coloque um pouco de água.

Uma dica bem legal é que você remova a muda que não deu muito certo e que não cresceram.

2 – Preste atenção no clima

Uma das questões que devem ser levadas em conta para quem está começando a aprender como plantar e cultivar pimenta é sobre o clima que a sua plantinha ficará exposta.

Pimentas amam temperaturas quentes, é importantíssimo que elas sejam expostas à luz do sol e de muito calor. Elas não suportam temperaturas frias, com chuvas e geadas. Portanto, dê preferência em começar a plantar a sua pimenta, nas estações mais quentes do ano.

Mesmo que algumas pimentas consigam sobreviver e crescer em temperaturas mais baixas, dificilmente o sabor será o mesmo.

3 – Não esqueça da água

Assim como nós sentimos sede e precisamos da água para sobrevivermos, a sua pimenteira também precisa, mas cuidado, nada em excesso!

O mais recomendado é que você regue a sua pimenteira, assim que a superfície estiver mais seca. Por ter que ficar em um local que tenha raios solares, essa água vai evaporar com mais rapidez, então regue de uma maneira que o vaso comece a gotejar.

4 – Escolha um vaso adequado

A sua pimenta vai precisar de um vaso que seja adequado para o seu crescimento. Não adianta ele agradar só as suas expectativas. Certifique-se que esse vaso que você escolheu possua furinhos para que a água escorra e não mofe a terra, veja a altura, se ela é boa para o cultivo de uma planta dessas. Dependendo das cores e da escolha que você fez, esse vaso ainda vai te ajudar a decorar o ambiente, deixando-o mais bonito.

5 – Faça a poda e não reclame

A poda é extremamente necessária para que a sua pimenta tenha força para crescer, então não reclame de cortar algumas folhinhas se quiser que a sua pimenteira dê certo.

Uma dica importantíssima é que essa poda deve ser feita apenas uma vez por ano, geralmente sempre depois do outono. Caso essa poda não seja feita, os brotos dificilmente crescerão!

Compartilhe!

Comments are closed.