Pimenta Aji Amarillo é aromática, saborosa e tem ardência moderada

Compartilhe!

Pimenta aji amarillo é uma especiaria peruana cujo nome científico é Capsicum baccatum. O condimento é muito popular na gastronomia do Peru, sendo a base de praticamente toda sua culinária nacional.

Na língua espanhola, a palavra “ají” significa “pimenta”. Contudo, o nome da pimenta varia a depender da região peruana. Em suma, a pimenta pode ser encontrada sob os nomes de ají escabeche, ají fresca e ají verde.

Sobre a pimenta

De fato, a pimenta aji amarillo é conhecida por seu sabor ligeiramente apimentado, podendo ser ainda frutado ou adocicado ao paladar.

Originária do Peru, a pimenta da família das Solanaceae é muito consumida na culinária local. É considerada, desse modo, um dos ingredientes mais indispensáveis nos pratos peruanos. Em suma, a pimenta aji amarillo pode ser ingerida seca, em pasta ou fresca.

Sua coloração assume tons intermediários de um amarelo alaranjado, sendo fonte de diversos benefícios e nutrientes. Embora não esteja entre as pimentas mais consumidas no Brasil, aparece como ingrediente em algumas receitas brasileiras.

Sendo assim, a pimenta pode ser encontrada em terras tupiniquins devido ao cultivo em Piedade e demais cidades interioranas de São Paulo. Normalmente, após cultivada, a especiaria é vendida e enviada para restaurantes especializados na gastronomia peruana.

Pimenta aji amarillo no Brasil

Além do cultivo da pimenta aji amarillo em algumas cidades paulistas, é possível encontrar no Brasil três de suas “primas”. Isto é, tanto cambuci quanto cumari, além da pimenta dedo de moça, pertencem à mesma família da especiaria peruana.

No que se refere à pimenta dedo de moça, a semelhança da amarillo com a prima brasileira contempla o formato de “dedo”, além da coloração alaranjada, outra característica em comum entre elas. O ponto maior de discrepância entre as pimentas está na picância, variável na aji amarillo e geralmente suavizada por meio de processos de fervura.

Contudo, apesar do parentesco, não existe especiaria equivalente à aji amarillo que possa, portanto, substituí-la gastronomicamente. Ou seja, para usufruir de sua singularidade e experimentar seu sabor marcante e aroma característico, é necessário adquirir a especiaria original.

Pimenta Aji Amarillo é aromática, saborosa e tem ardência moderadaPimenta Aji Amarillo é aromática, saborosa e tem ardência moderadaPimenta Aji Amarillo é aromática, saborosa e tem ardência moderadaPimenta Aji Amarillo

A aji amarillo na culinária

No Brasil, é possível encontrar um prato de origem peruana extremamente consumido e apreciado: ele mesmo, o ceviche. E para o preparo de um ceviche saboroso, a pimenta aji se faz indispensável.

De acordo com chefs de cozinha especializados, o modo indicado de usá-la é ao natural. Isto é, devidamente picada, pequena e fina. Além de ser encontrada em pastas e molhos de pimenta, este condimento peruano pode ser incluído no arroz, em batatas à la juancaína, lombos, ensopados, ají de gallinas e carnes na brasa.

Além disso, serve como um apetitoso acompanhamento para suas refeições. Para utilizá-lo, basta batê-lo no liquidificador com um pouco de óleo e servi-lo a gosto!

Propriedades da aji amarillo

Além de única, aromática e saborosa, a pimenta carrega consigo qualidades e benefícios para a saúde. Entre os minerais encontrados na pimenta aji amarillo, estão o potássio, o ferro e o sódio. Não obstante, a especiaria ainda conta com fibras e vitaminas, incluindo a vitamina A e as vitaminas do complexo B e C.

Em outras palavras, como membro da extensa família das Solanaceae, a pimenta aji amarillo é uma fonte rica em vitamina C. Isso significa que a pimenta tem efeito positivo no nosso sistema imunológico, participando da defesa do organismo e combatendo infecções.

Por outro lado, o consumo do condimento pode ajudar o corpo na neutralização de radicais livres, além de oferecer maior resistência aos dentes e ossos e facilitar a absorção de ferro por parte do corpo.

A vitamina E também marca presença entre os componentes da especiaria. De acordo com estudiosos, esse componente pode promover um efeito antioxidante. Para complementar, ele está também relacionado ao retardo das doenças crônicas e ao retardo do envelhecimento.

A pimenta aji amarillo conta também com efeito anti coagulante e anti bacteriano, se aliando à prevenção da trombose e do infarto.

Na condição de termogênica, a pimenta aji auxilia no processo de emagrecimento. Sua ação positiva beneficia a perda de peso nas dietas graças ao aumento do metabolismo. Esse efeito, por sua vez, estimula a queima de gordura associada às atividades físicas regulares.

Não menos importante, suas propriedades agem no combate ao diabetes e aos níveis de colesterol ruim, diminuindo o LDL e aumentando o HDL. Benéfica para a saúde cardíaca, a pimenta aji ainda atua na prevenção ao câncer.

Pimenta Aji Amarillo é aromática, saborosa e tem ardência moderadaPimenta Aji Amarillo é aromática, saborosa e tem ardência moderadaPimenta Aji Amarillo é aromática, saborosa e tem ardência moderadaPimenta Aji Amarillo

Como cultivar a especiaria

Para consumi-la com frequência e se beneficiar de suas qualidades, a pimenta pode ser cultivada para consumo próprio. Em suma, o processo do seu crescimento pode demorar até cento e vinte dias. A planta é de tamanho grande, podendo atingir até 1 metro e 80 centímetros de altura.

Para o plantio, a especiaria exige um solo profundo, fértil e generosamente enriquecido com matérias orgânicas. O local da plantação deve estar inteiramente exposto ao sol ou, ao menos, parcialmente.

No que diz respeito à irrigação, é indicado que a pimenta seja regada com frequência. Contudo, além da regularidade, é preciso ficar atento à quantidade: certifique-se apenas de irrigá-la, sem jamais encharcá-la de água.

A aji amarillo é uma planta de climas tropicais, ou seja, de temperaturas elevadas, próprias ao calor. O seu crescimento fica comprometido em climas frios e casa com chuvas excessivas e geadas.

Como conservar

A conserva da pimenta aji amarillo não é difícil. Em suma, é possível tomar diversos caminhos, a sempre depender do modo como o cozinheiro pretende usá-la em seus preparos.

É possível optar pelo tradicional congelamento, tendo o cuidado de cortá-las em tiras e retirar suas veias e sementes.

Por outro lado, pode-se preservá-la em “banho” de azeite, mantendo dentro de um frasco devidamente limpo. Você ainda pode substituir o frasco por uma garrafa. Em ambos os casos, é essencial que o recipiente seja armazenado em um local escuro, fresco e arejado.

Contudo, se preferir, pode secar a pimenta aji amarillo sob o sol, por um período variável entre três dias e uma semana. Se estiver com pressa, utilize o forno para acelerar o processo.

Compartilhe!

Comments are closed.