Pimenta-do-reino: conheça os benefícios e usos

Compartilhe!

Pimenta-do-reino

A pimenta-do-reino é maravilhosa e muito poderosa, mas não sabemos muito sobre suas capacidades e possibilidades! Bem, não sabíamos, porque com esse texto isso vai mudar!

A pimenta-do-reino é uma das mais consumidas em todo o mundo, e isso não acontece por acaso. Entre os exemplares desse tempero que encontramos nas feiras e nos mercados, ela se destaca por possuir uma ardência moderada, que serve mais para enaltecer outros sabores do que para chamar a atenção pelo seu paladar único e picante, como ocorre com outras pimentas.

Veja também – Tipos de pimenta: conheça os principais e seus benefícios para a saúde

Ela acaba se tornando nesse sentido uma pimenta que acrescenta aos pratos e não que brilha sozinha, e desse modo se combina com a maioria dos pratos que consumimos em várias culinárias de todo o planeta.

Para que você entenda mais da pimenta-do-reino e das suas possibilidades, benefícios e curiosidades, nós desenvolvemos esse artigo, que com certeza vai te cativar! Confira!

Benefícios da pimenta-do-reino

A pimenta-do-reino é uma das mais consumidas em todo o globo, e isso é bom, porque são vários os seus benefícios para a saúde. Na sua composição encontramos, por exemplo, substâncias como:

  • O ferro;
  • O cálcio;
  • O potássio;
  • O cromo;
  • O zinco;
  • O manganês;
  • A vitamina A;
  • A vitamina C.

Todas essas substâncias, quando combinadas, tornam a pimenta-do-reino potente em uma série de áreas do nosso organismo, e a seguir nós vamos mostrar as suas principais capacidades dentro do nosso corpo:

  1. Ela é um ótimo antioxidante – Ela combate os radicais livres que estão presentes nas nossas células que as fazem envelhecer mais rapidamente, favorecendo o desenvolvimento de doenças terríveis, como o câncer.
  2. Ela tem ação termogênica – Ela ajuda a acelerar o metabolismo porque aquece o nosso corpo uma vez que é consumida, e isso acaba se traduzindo em um gasto calórico cada vez maior.
  3. Ela tem efeito anti-inflamatório – Ela combate inflamações dentro do nosso organismo, e acaba sendo excelente para o combate de quadros complicados, como a artrite e a artrose, por exemplo.
  4. Ela nos deixa mais bem humorados – Ela nos deixa mais animados porque estimula a produção de serotonina dentro do nosso organismo, um componente que nos faz sentir mais felizes e mais alegres, mesmo que não haja muita razão para isso no presente momento.
  5. Ela torna mais fácil a absorção de certos nutrientes – Não adianta nos alimentarmos bem se o nosso corpo não absorve adequadamente os nutrientes que consumimos, e a pimenta-do-reino é excelente para ajudar na absorção de elementos como o betacaroteno, o selênio e as vitaminas do complexo B.
  6. Ela ajuda a melhorar a digestão – Ela favorece a digestão porque nos faz salivar mais e faz com que nosso estômago produza mais ácido clorídrico, algo fundamental para que nosso sistema digestivo seja capaz de consumir refeições pesadas, como as cheias de gordura ou de proteína.
  7. Ela ativa o sistema circulatório – Comendo pimenta-do-reino você verá o seu metabolismo ser melhorado e, consequentemente, perceberá a sua circulação ficar mais veloz, o que vai aliviar dores vasculares e prevenirá que você tenha problemas desse tipo.
  8. Ela melhora a memória – Se você está sentindo a sua memória prejudicada pode ter no consumo dessa pimenta uma grande aliada, porque ela faz com que você seus neurônios se comuniquem mais, graças à ação da piperina, elemento fortemente presente nesse tempero.

Descubra a quantidade de pimenta-do-reino que você pode consumir

Citamos aqui vários benefícios da pimenta-do-reino e, com certeza, existem vários outros, mas isso não significa que ela deva ser consumida como se não houvesse amanhã!

Como ocorre com qualquer alimento, deve haver parcimônia no seu consumo, por mais vantajoso que ele seja para a nossa nutrição e para o funcionamento do nosso organismo, porque todo excesso pode acabar sendo prejudicial. A diferença entre o antídoto e o veneno é o tamanho da dose, e é isso que temos sempre que ter em mente quando estamos pensando naquilo que vamos comer, inclusive temperos!

Veja também – Pimenta Branca: origem e benefícios da especiaria

Para você acertar na quantidade, a dica é colocar uma pitadinha dessa pimenta nos alimentos que consumir ao longo do dia, seja no preparo ou no momento de temperar o prato final! Aí vai do seu gosto e claro, da sua maneira de montar as suas refeições!

Além disso, é interessante destacar que o ideal é que você utilize os grãos in natura recém moídos! Não que a pimenta já moída seja ruim, longe disso, mas perde um pouco das suas propriedades benéficas, que queremos tanto poder aproveitar!

Veja também – Grávida pode comer pimenta? Mitos e verdades

Agora, se consumimos em excesso a pimenta, ela pode ser maléfica para as nossas mucosas de modo geral, e não vai causar apenas incômodos temporários, mas pode acabar ajudando a desenvolver problemas permanentes. Assim sendo, tenha atenção e muito cuidado na hora de utilizar esse tempero!

Saiba as principais curiosidades sobre a pimenta-do-reino

A pimenta-do-reino apresenta uma série de curiosidades bem interessantes para aqueles que são amantes de seu sabor e de suas potencialidades. Se você está curioso, vale a pena conferir a lista que elencaremos a seguir:

  • Ela desinfeta alimentos – A pimenta é usada há séculos como um tempero que ajuda a desinfetar os alimentos, conservando-os e contendo a ação de vários tipos de bactérias que estão em comidas do nosso dia a dia e que prejudicariam demais o funcionamento do nosso sistema digestivo e intestinal.
  • Ela é afrodisíaca – Não é mito, ao contrário do que muita gente pensa! A pimenta-do-reino pode ser sim afrodisíaca, e quando consumimos alimentos ricos na sua presença costumamos estar muito mais dispostos para namorar mais tarde.
  • Ela evita que usemos tanto sal – Com a pimenta-do-reino conseguimos elevar os sabores dos alimentos, e isso evita que exageremos no sal, que é perigoso graças às quantidades de sódio, que prejudicam nosso organismo de muitas maneiras.

A pimenta-do-reino é um excelente tempero, que tem muita história para contar e é quase totalmente unânime em termos de culinária! É bem provável que esteja em sua cozinha e em todas as refeições que você faz, mas agora você já sabe do que ele é capaz!


Compartilhe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *