Pimenta Diarvore: a pequena e ardente mexicana

Compartilhe!

A Pimenta Diarvore ou chile de arbol é um fruto de sabor único, de origem mexicana e com formato que parece um bico de ave. Pequena e potente, também é conhecida como “chile rabo de rato” e “chile bico de pássaro”.

Ela tem aproximadamente de 5 a 7,5 cm de comprimento e 0,65 a 1 cm de diâmetro. Na escala de calor Scoville, seu índice fica entre 15.000 e 30.000 unidades.

É um nível de pungência de médio a alto. E a capsaicina, a substância por trás da ardência, é produzida nas veias, não nas sementes da Pimenta Diarvore.

Pimenta Diarvore

Foto: brett_hondow por Pixabay

Essa pimenta mexicana começa verde e fica vermelha ao amadurecer. Pode ser encontrada fresca, em pó e seca. Neste último jeito, é utilizada com frequência para decorar coroas ou grinaldas, já que não perde a coloração depois de desidratada.

À propósito, boa parte de seu uso é para fins de guarnição. Mas é fácil substituir a Pimenta Diarvore na culinária, por exemplo, pela pimenta Pequin (30.000 a 60.000 unidades Scoville) ou caiena (30.000 a 50.000 unidades Scoville).

Um modo de aproveitar a Pimenta Diarvore na cozinha é colocar duas delas, secas, na panela ao cozinhar feijão ou para incrementar qualquer prato com um toque latino.

Quem gosta de inventar misturas novas encontra nas pimentas inúmeras oportunidades de inovar tanto nos alimentos salgados quanto nos doces. Tudo é uma questão de testar, sem medo de errar!

Pensando nisso, confira a segunda parte deste post para conhecer uma salsa de chile de arbol pra ninguém botar defeito…

Pimenta Diarvore: aprenda fazer um molho especial

A maioria das salsas de arbol é produzida com pimentões e tomatillos assados. Porém, é possível ter um molho fervendo os ingredientes, e usando tomates, além dos tomatillos.

Combinar tomates e tomatillos não chega a ser uma novidade, mas nem todos tentam. Só que os resultados costumam ser incríveis, uma vez que a doçura tomates e o azedo dos tomatillos servem para destacar o gosto das pimentas arbol.

Então, você pode aproveitar um bom molho de Pimenta Diarvore com tacos (principalmente de carne assada), em cima de ovos fritos ou mexidos e em diversos outros pratos mexicanos. Confira ingredientes e preparo da  receita logo abaixo. É muito simples!

  1. Em uma panela média, coloque 4 xícaras de água e os pimentões, e deixe cozinhar em fogo médio.
  2. Ao começar a fervura, acrescente os tomates, tomatillos, a Pimenta Diarvore e 1 dente de alho. Cozinhe-os durante cerca de 10 minutos.
  3. Depois de cozinhar bem os ingredientes, retire a panela do fogo e deixe os vegetais esfriarem.
  4. Escorra os temperos e coloque todos eles no liquidificador junto com um pouco de coentro.
  5. Processe os ingredientes até obter um molho com alguma textura.
  6. Despeje a salsa em uma tigela, tempere com sal e cubra com cubos de cebola branca.

Esta receita de salsa de chile de arbol é muito picante; a junção de tomates e tomatillos ainda permite criar um molho brilhante; enquanto o coentro confere um gostinho fresco ao preparo.

Pimenta Diarvore

Foto: Nevena Mikec por Pixabay

Hum… quem é fã das maravilhosas comidas mexicanas sabe bem que o ardor típico de seu menu é perfeito para harmonizar com uma bebidinha, como drink refrescante ou tequila.

Pimentas são a base da culinária tradicional mexicana. E para quem fica em dúvida graças à grande variedade delas, com receio de escolher uma e acabar deixando a receita quente demais, fica a dica da Pimenta Diarvore. Uma alternativa para ir além da conhecida pimenta jalapeño.

Aproveite a sugestão de hoje para dar um up no seu cardápio e deixar sua família e amigos impressionados com um tempero diferente, saboroso e marcante. Use sua criatividade e a Pimenta Diarvore para proporcionar bons momentos à mesa.

Espero você aqui em breve, ok? Até lá!


Compartilhe!

Comments are closed.