Compartilhe!
De cor púrpura e profunda, elas têm um fantástico sabor que acompanham sua bela aparência. Se você está procurando um pouco de colorido para o seu paisagismo ou jardim, a pimenta cabaça roxa é uma excelente opção. Elas chamam a atenção não apenas para sua cor diferente, mas também para suas formas únicas. Assim como possui aquele calor que faz dessas pimentas uma opção deliciosa na cozinha.
Belezas ricas em tons de roxo são uma adição linda e familiar para plantar em seu jardim. É uma pimenta de média ardência, mas que para alguns pode ser alta. Mas há aquela deliciosa doçura que você vai se encantar. As plantas são compactas, mas espessas, de modo que são mais adequadas para o seu jardim.
Conhecendo a pimenta cabaça roxa
Esta pimenta tolera alto calor e umidade do solo, podem crescer de 18 a 24 centímetros de altura e dão frutos até a geada. Essas plantas se desenvolvem com 50 a 60 centímetros de distância uma das outras.
Requisitos de luz: Sol pleno.
Plantio: Espaço de 30 a 120 centímetros, dependendo do tipo.
Requisitos do solo: As pimentas cabaça roxa precisam de solo bem drenado e rico em nutrientes. Emendar o solo com composto ou outra matéria orgânica antes do plantio. O pH do solo deve ser de 6,2 a 7,0.
Requisitos hídricos: Mantenha o solo sempre úmido durante a estação de crescimento.
Plano de combate a geada: A pimenta é uma cultura de clima quente. Uma geada leve danifica as plantas (de 0 ° a -2° C) e temperaturas abaixo de 12° C de crescimento lento, faz com que as folhas pareçam amareladas. Se uma geada estiver na previsão, proteja as mudas recém-plantadas.
Problemas comuns: As plantas deixam cair as flores quando as temperaturas diurnas sobem acima de 23° C. Poucas pragas incomodam as pimentas, mas fique de olho nos pulgões, nas lesmas e nas minhocas. O clima úmido (especialmente em jardins com solos pesados que não drenam bem) pode provocar doenças fúngicas.
Armazenamento: Armazene pimentas não lavadas (ou lavadas e secas) na geladeira em um saco de plástico frouxamente fechado. Em outras palavras a umidade é um inimigo da pimenta e pode estragá-las. Para um maior sabor e nutrição, use dentro de uma semana.
Colheita
No momento em que ficam maduras, algumas pimentas ficam vermelhas, amarelas ou possuem outras cores na maturidade. Use tesouras de poda ou uma faca afiada para cortar pimentas com um toco curto de haste anexado. Uma vez que puxar pimentas à mão pode fazer com que galhos inteiros se quebrem.
As frutas armazenam mais tempo para uso fresco se você não remover o caule, já que pode criar uma ferida aberta que quando madura, pode estragar.
Informação nutricional
As variedades roxas de pimenta trazem a mesma variedade de nutrientes encontradas em outras pimentas, como quantidades saudáveis de vitaminas A e C, B6 e folato, além de minerais importantes. Todos são ricos em fibras e têm baixo teor calórico. A cor púrpura vem de antocianinas que são conhecidas por reduzir o risco de pressão alta e baixo colesterol.
De onde vem esse nome?
A saber, essa pimenta da espécie Capsicum chinense, originária no Brasil. nesse sentido, possui esse nome pois seu formato é semelhante ao de uma cabaça curcubitácea, muito utilizada como recipiente para líquidos, assim como para a confecção de artesanatos.
Sabor
A pimenta cabaça roxa tem um sabor suave e ardente. Enquanto essas pimentas ficarão mais quentes no paladar, quanto mais amadurecerem, a pimenta cabaça roxa sempre terá um gosto doce. Antes de mais nada, todas pimentas podem se polinizar, então se você planeja armazenar sementes para plantar na próxima temporada, certifique-se de isolar as variedades de pimenta que você está cultivando.
Capsicum chinense
Essa espécie é nativa da América Central e cultivada como vegetal. A Capsicum chinense é uma erva tropical que alcança de 70 a 80 cm de altura. Possui uma grande variedade de pimentas que são conhecidas por sua extraordinária ardência e sabor. Suas folhas são compostas por 3 folhetos.
Seus frutos são muito utilizados para tempero, além disso possuem propriedades tônicas e anticépticas. Algumas de suas pimentas aumentam a transpiração, reduz a sensibilidade à dor e estimula os sistemas circulatório e digestivo. É ainda utilizado contra febres, varizes, asma, entorses, etc.
Outras Pimentas Roxas
Pérola roxa
A pimenta pérola roxa é originária dos Estados Unidos e diferentemente da cabaça roxa, essa pimenta é menos ardida. Com frutos perfeitamente arredondados e de cor púrpura muito intensa, ela faz jus a seu nome. Suas flores brilhantes em tons roxos deixam a planta muito mais bela.
Com um fruto que fica vermelho quando maduro, essa é uma pimenteira ornamental, que resiste a pragas e doenças.
Pimenta de bode roxa
Outra pimenta de cor roxa pertencente a família Capsicum anuum, é a pimenta de bode roxa. Essa planta cresce igual um arbusto podendo chegar até um metro de comprimento. Suas folhas possuem uma cor verde muito brilhante, bem como as nervuras e manchas de seu galho, são responsáveis pela sua coloração roxa.
Seu sabor é suave e sua ardência é equilibrada, muito utilizada para temperar peixes e carne suína.
Pimenta variegata
A pimenta variegata possui uma aparência ornamental com seus frutos, embora sejam comestíveis, não possuem nenhum tipo de sabor. Embora não tenham sabor, possui ardência moderada, por isso dificilmente é utilizada na culinária.
Seus frutos saem de um roxo escuro para um avermelhado intenso quando maduros. Uma planta pequena e compacta, fácil de se ter no jardim.
Pimenta jalapeño roxa
O jalapeño é uma das pimentas mais famosas que existem. A maioria das pimentas jalapeños é leve, contudo essa espécie é muito mais ardente. Por causa da casca grossa, esse pimentão é difícil de secar e, por isso, quando maduros, frequentemente são defumados e secos.
Este produto é conhecido como chipotle. Esse jalapeño de sabor único é cultivado comercialmente, muitas vezes enlatado. Os jalapeños podem ser usados frescos em salsas ou cortados em anéis. Também são deliciosos em sopas, ensopados e pizza. Eles geralmente são recheados com carne ou queijo.
Enquanto estão na cor verde, essa pimenta é ótima para comer e fica com um sabor mais doce quando estiver vermelha. O jalapeño roxo é muito bonita e excelente para decoração. Essa planta possui uma boa colheita, e as vagens começam em um tom verde-escuro para então ficarem roxas intensas e vermelhas.