Como desidratar pimenta no forno e ao sol

Compartilhe!

Com as dicas deste artigo e um pouco de paciência, você consegue preservar a estrela do seu tempero picante por mais tempo. Aprenda hoje como desidratar pimenta, no forno e ao ar livre!

Descubra como ter sempre uma aliada e tanto para deixar carnes, pizzas, marinados, vinagrete e molho de churrasco irresistíveis.

Desidratar pimenta

Foto: Choe yongwoo por Pixabay

Uma maneira (existem várias) de fazer isso é usando o forno caseiro. Vale a pena apostar nele para ter pimenta seca, um item muito versátil.

Para você ter uma ideia, além da grande quantidade de receitas com o vegetal desidratado, ainda é possível reverter a secagem, ou seja, hidratar a pimenta outra vez e aproveitá-la como bem queira.

Mas vamos deixar de conversa e ir logo para o passo a passo, né?

Como desidratar pimenta no forno

  1. Selecione pimentas de qualidade, completamente maduras e sem partes machucadas, com manchas ou outras imperfeições.
  2. Lave e corte as pimentas (ao meio ou em quatro partes), e decida se prefere remover as sementes e membranas. Quanto mais sementes, mais picante o resultado!
  3. Preaqueça o forno a 79 °C. Lembre-se: é importante deixar o calor na medida certa para não torrar as pimentas. Há quem deixe inclusive a porta do forno semiaberta, por precaução.
  4. Organize as pimentas em uma assadeira, com a parte cortada para baixo, formando apenas uma camada.
  5. Coloque a assadeira no forno e deixe as pimentas lá entre seis e oito horas. O tempo varia em função do tamanho delas. Você pode virá-las uma vez, embora isso não seja imprescindível. Quando começarem a ficar amarronzadas, estão secas.
  6. Antes de encerrar o preparo, verifique se as pimentas estão realmente secas, já que qualquer umidade pode fazer com que mofem posteriormente.

E pronto! Você agora sabe como desidratar pimenta utilizando seu forno!

Atenção: este post tem a função de informar, com base em dados divulgados na mídia; não substitui acompanhamento nutricional Pimentas também podem ter contraindicações e causar efeitos adversos.

Como desidratar pimenta ao sol passo a passo

Antes de começar, saiba que técnicas de desidratação ao ar só funcionam em climas secos, ok? Do contrário, o resultado pode ser pimenta amolecida e úmida.

Então, verifique se a previsão do tempo indica temperatura quente e dias ensolarados por, no mínimo, três dias seguidos, antes de fazer o próximo passo a passo sobre como desidratar pimenta.

Se estiver favorável, capriche:

  1. Com uma faca, corte as pimentas ao meio no estilo longitudinal e remova as sementes.
  2. Coloque as pimentas em uma assadeira, com a parte cortada virada para baixo.
  3. Leve o recipiente ao lugar ensolarado. Pode ser o quintal, jardim ou parapeito de uma janela.
  4. Deixe as pimentas ao sol durante no mínimo 8 horas. Você pode virá-las também, se preferir.
  5. Ao anoitecer, cubra a assadeira uma toalha limpa para evitar o ataque de insetos.
  6. Retire a cobertura logo no começo da manhã seguinte, de modo que as pimentas continuem desidratando.
  7. Remova as pimentas secas com cuidado, pois elas costumam se partir em pedaços facilmente.
  8. Guarde-as em um vidro fechado, longe da umidade, para uso posterior.

Você pode deixar as pimentas como estão ou hidratá-las em água morna/quente na hora de consumi-las. Outra maneira é deixar a pimenta seca curtir em azeite de oliva.

Depois de aprender como desidratar pimenta, há quem prefira bater o vegetal até conseguir um pó. Mas, se optar por esta sugestão, faça isso enquanto o fruto (sim, é fruto!) estiver quente. E cuidado com os olhos e nariz, para não sofrer irritação durante o preparo!

Agora, é aproveitar as dicas de como desidratar pimenta e deixar suas receitas ainda mais saborosas. Ah! Caso o tempo não esteja favorável, não desanime! Use o primeiro passo a passo, de como desidratar pimenta no forno. Ficar sem ela, nem pensar!

Sucesso! E até o próximo post…


Compartilhe!

Comments are closed.