Compartilhe!
O churrasco é um dos pratos mais consumidos pelos brasileiros em diferentes momentos e ocasiões. Não existe uma data específica para se fazer um delicioso churrasco, pois ele muitas vezes vai além da comida.
Em diferentes momentos esse prato é feito apenas para que seja feita alguma confraternização entre os familiares, por exemplo. O que você acha de aliar o churrasco com a pimenta? Aprenda a seguir como fazer um molho de pimenta para churrasco que é uma verdadeira explosão de sabores.
Molho de pimenta para churrasco: aprenda algumas receitas diferentes
1. Molho de pimenta dedo de moça para churrasco
Muitas vezes fazemos churrasco e a primeira coisa que pensamos é em fazer algum molho para consumir como acompanhamento. O vinagrete é sempre a primeira opção para comer com o churrasco, mas você já pensou que existe a possibilidade de você fazer um molho de pimenta para churrasco? Pois é, e existem opções deliciosas.
Veja essa receita a seguir e fique com água na boca.
Ingredientes
- 250 gramas de pimenta do tipo dedo de moça;
- 50 gramas de pimenta de cheiro;
- 100 ml de extrato de tomate;
- 200 ml de vinagre de preferência de maçã;
- 200 ml de água;
- 20 ml de azeite extravirgem;
- 50 ml de pinga;
- 20 gramas de gengibre;
- 3 dentes de alho;
- 2 folhas de louro.
Modo de fazer esse molho
Comece picando em pedaços bem pequenininhos, o gengibre, o louro e o alho. Coloque todos os ingredientes, menos o extrato de tomate no liquidificador e bata-os bem até que fiquem bem dissolvidos.
Em seguida, coloque essa mistura, junto com o molho de tomate em uma panela pequena e vá mexendo, até que esses ingredientes fiquem bem apurados. Deixe cozinhando por uns 10 minutos. Coe, e pronto, o seu molho já pode ser consumido.
2. Molho de pimenta biquinho para churrasco
A pimenta biquinho é facilmente encontrada no Brasil, fazer um molho de pimenta para churrasco com o sabor que a biquinho oferece é surpreendente.
Ingredientes
- 500 gramas de pimenta do tipo biquinho;
- 3 xícaras de chá de água;
- 3 colheres de chá de azeite;
- 1 colher e meia de chá de orégano;
- 1 cebola;
- 1 folha de louro;
- 3 dentes de alho;
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;
- Sal a gosto.
Modo de fazer esse molho
Lave bem todas as pimentas e escorra. No liquidificador, bata todas essas pimentas inteiras por uns 5 minutos, até que dissolva bem todas elas.
Na panela, acrescente a cebola e o azeite, em fogo baixo, vá mexendo até dourar essa cebola. Em seguida acrescente o alho, mexa bem para não queimar, esse purê de pimenta que você bateu no liquidificador, o açúcar, o orégano e a folha de louro picadinha. Mexa bem.
Em fogo baixo, deixe esses ingredientes cozinharem por uns 15 a 20 minutos, até engrossar. Essa mistura fica muito parecida com um molho de tomate. É importante mexe essa mistura para que ela não grude no fundo da panela.
Retire do fogo e deixe ficar um pouco mais morna a temperatura.
Quando estiver mais morno, você vai voltar essa mistura para o liquidificador e bater mais uns 5 minutos. Se quiser pode acrescentar mais um pouco de sal. Pegue essa mistura e passe em uma peneira bem fina para que o suco seja extraído por completo.
Pronto o seu molho de pimenta para churrasco já está pronto!
Você pode conservar esse molho na geladeira em recipientes de vidro e que possuem um sistema de fechamento perfeito. Ele pode ser conservado por até 10 dias, sem nenhum problema.
3. Molho de pimenta calabresa para churrasco
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de azeite extravirgem;
- 1 colher de pimenta do tipo calabresa;
- 3 tomates pelados, se quiser pode usar aqueles que vem em lata;
- 2 colheres de sopa de vinho;
- Sal a gosto;
- 2 dentes de alho picado.
Modo de fazer esse molho
Na panela, você vai fritar os dois dentes de alho com azeite, não é necessário picá-los. Frite-os até que fiquem bem dourados.
Acrescente as pimentas e desligue o fogo. Misture bem.
Nesse momento você vai colocar o vinho, ele vai respingar bastante, pois o azeite está quente. Use uma tampa para se proteger. Quando para de respingar, coloque essa panela no fogo junto com os tomates e o sal.
Assim que começar a levantar fervura, coloque a panela no mínimo e deixe cozinhar por uns 10 minutos mais. Passado esse tempo, o seu molho de pimenta para churrasco está pronto para ser consumido, mas cuidado, deixe esfriar, caso contrário sentirá uma ardência muito grande.
Para servir, você pode coar e retirar os pedaços de alho e outros que achar muito grande.
4. Molho de pimenta verde para o churrasco
Nunca sabemos quando vamos fazer um churrasco, por não ter uma data especial para comer esse tipo de prato, qualquer hora é hora. Por isso, é sempre bom ter aquele molho de pimenta para churrasco guardadinho na sua geladeira para uma ocasião especial.
Ingredientes:
- 200 gramas de pimenta do tipo Cambuci;
- 1 cebola grande;
- 1 x. de chá de óleo;
- 1 x. de chá de cheiro verde;
- 1 x. de chá de água;
- 2 dentes de alho;
- 3 cravos;
- Sal a gosto;
- 2 folhas de louro;
- 1 c. de sopa de açúcar;
- 1 x. de chá de vinagre.
Modo de fazer esse molho
Esse molho de pimenta para churrasco, além de ser simplesmente delicioso, possui uma coloração muito bonita, é o típico molho verde apimentado.
Para preparar esse molho você não vai ter nenhuma dificuldade.
No liquidificador coloque as pimentas, as folhas de louro, o cheiro verde, o sal, o açúcar, o alho, a cebola, o cravo, o óleo, o vinagre e a água.
Bata todos esses ingredientes até que o líquido fique bem homogêneo. Coloque essa mistura em uma panela em fogo alto, sempre mexendo até levantar fervura. Desligue o fogo e espere esfriar.
A conserva desse molho deve ser feita em recipientes de vidro, desde que estejam devidamente esterilizados. Molho pronto, churrasco pronto, agora é só se servir e se deliciar com esse sabor.