Compartilhe!
Nativa da América Latina e Oeste da Índia, a pimenta jamaica é uma especiaria pertencente à família das Myrtaceae. É chamada de “a planta de todas as especiarias” por obra de seu sabor único e complexo. O mesmo se assemelha a uma conjunção harmoniosa entre os sabores do cravo da índia, da noz-moscada e da canela.
Além desta peculiaridade muitíssimo apreciada, a pimenta jamaica ainda conta com duas sementes no interior de seus frutos. Esta dupla é responsável por conferir sabores especiais às conservas, condimentando também o preparo de mariscos e carnes variadas.
Por outro lado, a variação branca da pimenta jamaica é direcionada a molhos brancos, maioneses e carnes brancas, devido ao seu sabor mais suave. Quando moída, por sua vez, a especiaria pode ser voltada para a automatização de molhos, sopas e carnes, ou pratos doces, como pudins, bolos e biscoitos.
Como o nome dá pista, o maior produtor mundial da especiaria é a Jamaica, que garante para si cerca de 70% do total de produção. Contudo, outros países não ficam de fora do cultivo, entre eles Cuba, Guatemala, Costa Rica, México e nosso conhecido Brasil.
Características da pimenta jamaica
Primeiramente, é preciso dizer que essa planta pode medir nada menos do que dez metros de altura. Em segundo lugar, desses dez metros de cumprimento, tudo pode ser aproveitado.
A princípio temos seus frutos, que servem para condimentar pratos culinários.
Para aplicações de fins medicinais, são utilizadas as propriedades de suas folhas. Além disso, suas folhas ainda recebem funções no ramo da perfumaria e dos cosméticos.
Por último, mas não menos importante, está sua madeira, que é convertida para fabricação de bengalas. Esse último fato passou a ser problemático, em certa altura. A procura por bengalas de pimenteira jamaica se tornou tão larga que quase a levou às ameaças de extinção.
Ademais, no interior do fruto estão contidas duas sementes de coloração arroxeada e tamanho similar a um grão de ervilha. Uma vez secas, as sementes abandonam a cor arroxeada e adotam um tom avermelhado. É nessa fase que passam a apresentar seu sabor característico: o misto agradável e composto de cravo da índia, noz-moscada e canela.
Sua pungência (calor, potência) é considera média, isto é, a pimenta jamaica transmite ao paladar mais sabor do que picância. Dessa maneira, pode ser uma substituta em pratos que originalmente levam pimenta-do-reino.
Usos da pimenta jamaica
Os frutos da pimenta jamaica conferem um tempero especial às conservas, contudo, podem ser usados como condimento para frutos do mar, peixes e carnes.
A princípio, tratamos da pimenta da jamaica preta, que é adequada às carnes vermelhas, tais como vitela e porco. Quando se trata de carnes mais delicadas, como as carnes brancas, por exemplo, o ideal é utilizar a pimenta da jamaica branca.
Todavia, se a intenção é dar aroma às suas receitas, o indicado é usá-la moída. Nestas condições, a especiaria pode integrar o preparo de molhos com pimenta, patês de fígado e presunto, camarões, sopas e mariscos. Além disso, pode marcar presença em receitas doces, a exemplo de pudins, biscoitos e bolos.
Agora, se a intenção é usá-lo em conservas como, por exemplo, picles, cenoura, rabanete ou beterraba, o ideal é usar os grãos inteiros. O mesmo vale quando o assunto é a montagem de ponches, coquetéis e compotas frutadas.
Na Jamaica, em particular, a pimenta se faz muito presentes em carnes de churrasco, com carne de porco e carne de frango. Em suma, folhas frescas de pimenta jamaica são usadas para rechear as peças de carne. Já os galhos secos da pimenteira são dispensados ao fogo da grelha, acompanhado de carvão, a fim de acentuar o aroma e sabor do assado.
Benefícios e propriedades da pimenta jamaica
Em primeiro lugar, a planta das especiarias não é apenas um tempero completo em sabor. A pimenta jamaica também conta com valores nutricionais e benefícios que favorecem o organismo.
A princípio, é possível ressaltar suas vitaminas. A planta é uma fonte rica em nada menos do que niacina, betacaroteno, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6 e vitamina C. Em contrapartida, no que se refere aos minerais, a especiaria é composta por potássio, manganês, cobre e ferro.
Além disso, essa pimenta complexa conta com diversas propriedades que abarcam as antioxidantes, as analgésicas e as antissépticas. Em resumo, deve-se dizer que todas as partes da planta podem ser utilizadas em aplicações medicinais e alternativas, como a aromaterapia.
A seguir, você pode conferir alguns dos seus principais e mais valiosos benefícios.
A pimenta é um combatente ao envelhecimento precoce
Devido à riqueza de cobre em sua composição, a pimenta jamaica possui a ação natural de um antioxidante. Essa atuação, por sua vez, combate os radicais livres. Somado a isso, a especiaria ainda estimula a produção do colágeno na pele. Isto é, ela ameniza manchas de pele, linhas finas e rugas de expressão.
A pimenta promove melhorias no cérebro
Além de proteger as funções cerebrais, a especiaria ainda opera maravilhas para um melhor funcionamento da mente. Essa qualidade se deve à sua fonte rica em magnésio, riboflavina, folato (B9) e vitamina A.
Essas propriedades, quando combinadas, evitam lapsos de memória e declínios cognitivos, comuns à medida que a idade avança.
A pimenta é sua amiga do peito
A pimenta jamaica previne as tão temidas doenças no coração. Afinal de contas, seu extrato possui um efeito hipotensor, isto é, um efeito que diminui a pressão arterial.
Seu efeito atua como uma espécie de vasodilatador, promovendo um maior fluxo sanguíneo por todo o corpo. O resultado disso? Uma significativa redução no risco de sofrer AVCs e desenvolver complicações cardíacas.
A pimenta colabora para a saúde da boca
Poucos sabem, mas a pimenta jamaica possui eugenol, uma propriedade que age como uma anestesia local. Além de ser usada como tranquilizante por alguns, é utilizada por profissionais em procedimentos dentários.
Por outro lado, a pimenta protege a língua e a gengiva por meio da sua qualidade antimicrobiana. Para se valer de seus benefícios à saúde bucal, adote o hábito diário de gargarejos com água e grãos de pimenta jamaica.