Pimenta Preta: benefícios e como usar

Compartilhe!

Pimenta preta

Muitas pessoas conhecem a pimenta preta por outro nome, como por exemplo: pimenta-do-reino. Dá para fazer vários pratos com esse tempero e, especialmente na culinária baiana, isso é muito comum. Países do Oriente Médio e até mesmo México também gostam bastante de utilizá-la de várias formas.

Mas, para além de seu uso na cozinha, é necessário citar que esse tipo de alimento consegue trazer vários benefícios para a saúde das pessoas. O melhor de tudo é você poderá aprender tudo ele ao longo desse artigo. Ficou interessado? Então, vem comigo!

Para que serve?

A pimenta preta é uma das mais antigas especiarias que existem nesse mundo. Alguns acreditam que se trata de um produto agrícola que teve grande importância nos eventos históricos do mundo. Os seus grãos podem ser secos e, ao mesmo tempo, moídos para serem usados em vários pratos.

Veja também – Pimenta malagueta: confira os benefícios e usos

O seu sabor é bem forte, podendo ser levemente picante e, em alguns casos, pode ser até bem ardido. Tudo é proveniente de um composto químico, conhecido por todos como piperina.

Pimenta-do-reino

A produção da pimenta preta é feita de forma bem semelhante ao que das outras cores. A colheita é realizada apenas quando as drupas estiverem bem desenvolvidas e de cor totalmente verde-claro ou com tom amarelado. As mesmas devem ser debulhadas de forma mecânica ou com debulhadores sempre manuais. Para tal, é necessário colocar as espigas para secarem no sol por um dia inteiro.

Será primordial ter atenção para que a pimenta preta possa secar de uma forma sempre bem uniforme. Você consegue fazer isso com um pequeno rodo de maneira que dê para separar o eixo das espigas que estão misturados com o produto. Conforme citado anteriormente, tudo pode ser feito manualmente e no sol.

Benefícios e como usar

Dá para utilizar a pimenta preta de várias formas bem diferenciadas, mas a mais tradicional é como tempero, seja para saladas, carnes e até mesmo algumas tornas que utilizam esse tipo de iguaria. Só que o mais importante é não exagerar nisso, pois pode deixar o prato bem picante.

Veja também – Diferença entre Pimenta e Pimentão

Esse tipo de pimenta também vai oferecer vários tipos de benefícios, tais como os que você vai conhecer a seguir:

Auxilia o sistema digestivo

Trata-se de um alimento que vai te auxiliar a conseguir digerir os outros alimentos que você ingeriu. Dessa forma, vai conseguir reduzir os gases, a prisão de ventre e, também, a azia, porque estimula as enzimas digestivas.

Sem contar que a pimenta preta contém piperina, ou seja, nutriente que ajuda a aumentar a absorção de vários nutrientes. Um bom exemplo disso são as vitaminas, que vão deixar a sua saúde em um ótimo estado de conservação.

Por outro lado, mais uma vez, vale lembrar que não é recomendado exagerar na quantidade e, assim, evitar efeitos colaterais. Aliás, quando o assunto é pimenta, lembre-se que é melhor pecar por pouco do que exagerar por muito.

Ajuda a parar de fumar e a emagrecer

Esse tipo de pimenta vai diminuir – e muito – o desejo de fumar, especialmente nos primeiros dias, que é o período mais difícil e, ao mesmo tempo, mais importante para quem quer se tornar um ex-fumante.

A pimenta preta também consegue ajudar e muito a perder peso, porque é um termogênico totalmente natural. Assim, vai aumentar o metabolismo e, também, o número de calorias que serão queimadas pelo seu organismo.

Uma boa pedida é temperar um peito de franco com esse tipo de pimenta, porque o deixará mais gostoso e magro.

Evita a retenção de água e é um agente antibacteriano

Por fim, mas não menos importante, outro benefício que a pimenta preta traz é diminuir a retenção de líquidos no corpo. Isso vai permitir que o excesso de fluidos possa ser eliminado por meio da urina e, também, da transpiração do mesmo.

Veja também – Pimenta Rosa: benefícios para a saúde e como consumir

Sendo assim, é um grande processo antibacteriano e que irá destruir vários tipos de bactérias encontradas no estômago. Esse benefício é muito importante e consegue prevenir alguns problemas de saúde relacionados a sua digestão.

A retenção líquida é algo bem complicado e que pode prejudicar os seus rins, o que quer dizer que usar a pimenta neste sentido será positivo. Poucas pessoas poderiam pensar que esse tipo de tempero seria tão efetivo e teria a capacidade de oferecer esse benefício.

Onde encontrar esse tipo de pimenta?

Até o presente momento, ficou comprovado que a utilização de pimenta preta é altamente efetiva para a maioria dos casos. Só que o principal é conhecer os locais onde você pode encontrar o alimento. Veja:

  • Farmácias– Provavelmente, você não encontrará o tempero nas farmácias. Porém, caso deseje, dá para comprar em cápsulas. Daí para frente, dá para fazer o consumo de acordo com a bula do medicamento. Lembre-se que esse remédio é conhecido por ser do tipo fitoterápico.
  • Mercado– Para aqueles que desejarem comprar a pimenta preta já moída, o mercado é uma ótima opção. Lá, é possível encontrar as industrializadas e, assim, ter a oportunidade de temperar a sua comida.
  • Feira livre– Aqueles que são adeptos de irem a uma feira, encontrar a pimenta-do-reino lá é muito mais fácil. Ainda existe a possibilidade de pedir para moer na hora e comprar apenas a quantidade correta. Busque apenas verificar a origem do condimento e, também, a higiene de quem o vende.

Deu para perceber que é possível utilizar a pimenta preta de várias formas e encontrá-la em muitos locais. Diante disso, resta a você buscar temperar a seu gosto e, desta forma, aproveitar as vantagens que esse alimento pode oferecer a todos.


Compartilhe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *