Compartilhe!
Pimenta em salmoura é um jeito simples de conservar o vegetal, chegando a ter validade de até dois anos. O método permite manter o alimento in natura, dando a ele boas condições de ser utilizado posteriormente. Vem comigo conhecer os detalhes da técnica!
Dois exemplos práticos: a pimenta em salmoura é bastante útil para produtores que não têm como escoar sua safra; e para a indústria conservar a pimenta nos períodos de entressafra, mantendo o estoque anual da empresa.
Aliás, a pimenta em salmoura é principal forma de comercialização do vegetal em grandes quantidades.
Ok, mas se você não é produtor ou empresário do ramo, o que tem a ver com essa história toda? Para que serve a pimenta em salmoura no seu dia a dia?
A resposta é que o procedimento faz com que as pimentas absorvam melhor os condimentos utilizados em uma conserva, por exemplo (vinagre, sal, alho, azeite, cominho, mostarda etc.).
Outra vantagem da salmoura é sua capacidade de diminuir a umidade das pimentas, ajudando a aumentar a validade.
Certo, e como é feita a pimenta em salmoura? É o que vou explicar na próxima parte. Não perca!
Pimenta em salmoura: como fazer
Ingredientes:
- Pimentas
- Água tratada
- Sal
Modo de fazer:
- Escolha bem as pimentas, eliminando as que estiverem com alguma parte estragada.
- Higienize cuidadosamente as pimentas selecionadas.
- Separe um recipiente de vidro ou plástico em tamanho suficiente para acomodar a quantidade de pimentas e o volume necessário para o processamento posterior. Pode ser uma garrafa PET de 2 litros.
- Coloque as pimentas nos frascos, também lavados e esterilizados previamente.
- Prepare a salmoura a 10%, usando em cada litro de água tratada 100 g de sal de cozinha.
- Mexa até diluir todo o sal.
- Leve a mistura ao fogo e espere atingir fervura.
- Despeje a salmoura ainda quente, cobrindo todas as pimentas.
- Feche o recipiente hermeticamente.
- Guarde o frasco em lugar arejado, seco e longe da luz.
Atenção: este post tem a função de informar, com base em dados divulgados na mídia; não substitui acompanhamento nutricional. Pimentas também podem ter contraindicações e causar efeitos adversos.
Viu como é fácil fazer pimenta em salmoura? E outra coisa legal é que, ao guardar o fruto dessa maneira, características do vegetal fresco são preservadas.
No entanto, o ardor diminui, e é comum a grande produção de gases ao longo do armazenamento. O que não significa que o tempero estragou!
Agora, dá uma olhada no passo a passo para fazer sua conserva utilizando a pimenta em salmoura que aprendeu…
- Após 8 horas de salmoura, escorra o líquido e lave as pimentas em água corrente, secando em seguida com papel toalha ou pano de algodão.
- Faça pequenos furos nas pimentas com ajuda de um garfo ou corte-as ao meio. Lembre-se: elas podem espirar e causar irritação, principalmente nos olhos. Muita calma nessa hora, hein! 😊
- Em uma panela, despeje as pimentas e o vinagre de sua preferência, além de água para conserva; acrescente sal e os condimentos que desejar. Dica extra: sementes de mostarda caem muito bem…
- Leve a panela ao fogo médio e aqueça o preparo durante cerca de 5 minutos; desligue e espere ficar morno.
- Transfira as pimentas para um vidro esterilizado e seco.
- Complete o recipiente até a borda com o líquido, esperando um pouco a saída das bolhas de ar.
- Tampe o frasco e mantenha a conserva por aproximadamente 4 semanas em local seco e longe da luz.
E pode começar a consumir! Depois de aberta, guarde a conserva na geladeira. Não esqueça de ir repondo o vinagre, deixando seu nível sempre acima das pimentas. Caso contrário, elas criam bolor.
A validade da receita, quando produzida e acomodada adequadamente, costuma ser de um ano. Tempo mais do que suficiente para preparar inúmeros pratos. O vinagre da conserva ainda serve para temperar saladas, carnes e enriquecer molhos.
Tenha este produto da pimenta em salmoura sempre à disposição para deixar cada prato com toque único: o seu! Pra que melhor?
Até a próxima!