Pimenta chipotle é bastante popular na culinária mexicana

Compartilhe!

O México é o berço da gastronomia recheada de picância. Entre as tantas e tantas pimentas utilizadas em seus pratos típicos, a pimenta chipotle se destaca por seu sabor defumado, bem como por sua coloração. Mas, você sabe qual a sua origem? Continue acompanhando e saiba tudo sobre essa delícia!

De jalapeño à chipotle

A princípio vamos esclarecer que a chipotle não é planta nativa, ou seja, não encontramos pés desse tipo de pimenta. Ela é o resultado de um processo de defumação por quais passam alguns tipos de pimenta vermelha.

Embora qualquer tipo de pimenta vermelha possa sofrer um processo de defumação, só é considerada chipotle a jalapeño extremamente amadurecida que é submetida à defumação.

A pimenta poblano, por exemplo, nativa da cidade de Puebla no México, muito semelhante a um pimentão verde, com pungência 1.000 a 2.000 SHU (escala Scoville) é consumida frequentemente recheada, assada, bem como frita.

Contudo, quando seca e defumada, ela simplesmente torna-se uma pimenta defumada e, posteriormente comercializada em conservas enlatadas. Portanto, ela não pode ser chamada de chipotle, mas sim de pimenta defumada.

Origem do nome chipotle

Chipotle é uma palavra originária da língua Nahuatl, utilizada pelos antigos astecas e indígenas no século XIII, mas que ainda continua sendo falada em alguns estados mexicanos. A junção das palavras “xilli”, que significa pimenta, com “poctli”, fumaça, resultou na palavra chipotle.

Pimenta chipotle é bastante popular na culinária mexicanaPimenta chipotle é bastante popular na culinária mexicanaPimenta chipotle é bastante popular na culinária mexicanaPimenta chipotle

Como utilizar a pimenta chipotle?

Inegavelmente, o sabor da chipotle é surpreendente. Sua pungência, quando em molhos, pode variar entre 1.500 a 2.500 SHU, sendo ideal para carnes bovinas e suínas, bem como aves e peixes.

Entretanto, ela também pode ser consumida apenas defumada sobre ovos fritos, bem como para recheio de sanduíches. Além disso, quando em pó pode ser utilizada no preparo de molhos, sopas e para compor temperos em geral.

Quando em conserva, a chipotle é ideal para acompanhar carnes, omeletes, pescados e mariscos, bem como batatas fritas. Mas, também pode ser utilizada em pratos como tortillas e tacos.

Como é o processo de defumação da pimenta chipotle?

Embora a defumação da chipotle seja um tanto quanto demorada chegando há 15 dias é um processo que os mexicanos não abrem mão dentro de sua cultura. Ao contrário do que muitos possam pensar o processo de defumação não é industrial, mas sim artesanal.

Primeiramente são selecionados os jalapeños, que deverão estar extremamente maduros. Por outro lado, eles também devem possuir paredes bem grossas. Como resultado, a pimenta chipotle absorverá muito mais aroma e sabor.

Em segundo lugar, os jalapeños selecionados são colocados em placas de alumínio ou madeira. Logo após, são colocados em compartimentos fechados. E, como resultado, perderão todo o líquido. Além disso, o processo irá desidratar as pimentas e fará com que fiquem com a pele enrugada, bem como com uma coloração marrom-escura.

Como fazer o processo caseiro de defumação da pimenta chipotle?

Em princípio, é relativamente simples o processo caseiro de defumação do jalapeño. Entretanto, vale lembrar que é um procedimento demorado e que denota paciência. Porém, o resultado é uma pimenta com aroma e sabor surpreendente!

Acompanhe abaixo como proceder para produzir chipotle caseiro, bem como algumas dicas importantes para que o resultado seja excelente!

Defumando pimenta chipotle na churrasqueira

Em primeiro lugar, vamos esclarecer sobre a escolha das madeiras que serão utilizadas no processo de defumação. Uma vez que a defumação é um processo de exposição de algum produto à fumaça, certos tipos de madeira são mais indicados que outros.

Além disso, a defumação é utilizada como um meio de conservação de alguns alimentos. Mas, ao mesmo tempo, também é responsável por conferir-lhes aroma e sabor. Dessa forma, o tipo de madeira utilizada afetará a mistura de gases gerados pela fumaça.

Isto é, a composição da madeira varia em quantidades de hemicelulose, lignina e celulose. Em outras palavras, essa composição variada é que contribui para as diferenças de sabor e cor alcançadas pelo processo de defumação.

Dessa forma, a madeira utilizada, bem como a temperatura em que a fumaça é gerada, conferem as propriedades finais ao produto defumado.

Tipos de madeira para defumação da pimenta chipotle

Frequentemente são utilizadas lascas de árvores frutíferas no processo de defumação. Entre elas estão a macieira, laranjeira, goiabeira, pessegueiro, cerejeira e jabuticabeira. Entretanto, o eucalipto, carvalho, nogueira, ipê, jacarandá, bem como o cedro podem ser utilizadas.

Pimenta chipotle é bastante popular na culinária mexicanaPimenta chipotle é bastante popular na culinária mexicanaPimenta chipotle é bastante popular na culinária mexicanaPimenta chipotle

Encolhendo os jalapeños

Em segundo lugar, para se obter a pimenta chipotle aromática e saborosa, a escolha dos jalapeños adequados são fundamentais. Acima de tudo devem ser extremamente maduros, bem como sua coloração de um vermelho intenso e brilhante.

Churrasqueira ideal

Para o processo de defumação o ideal é utilizar uma churrasqueira que já tenha tampa. Mas, se for aberta é importante utilizar algum objeto que faça com que parte da fumaça permaneça em seu interior.

Assim como é fundamental que haja uma saída de parte da fumaça para que ocorra um fluxo de ar e o fogo não se apague por completo. Sem dúvida, o mais importante no processo de defumação é que a queima da madeira seja lenta e gradual. Como resultado, a pimenta chipotle terá amora e sabor mais acentuados.

Defumação indireta na brasa

Com toda a certeza, o método de defumação indireto na brasa é o ideal para produzir a pimenta chipotle, já que é um processo lento e demorado, bem como facilmente controlável. Acompanhe, a seguir, como proceder no método de defumação indireto.

  • Em primeiro lugar, acenda o carvão e aguarde até que seja formado o braseiro. Coloque a brasa em um recipiente metálico (pode ser uma lata), porém com as laterais contendo pequenos furos para a entrada de oxigênio;
  • Em segundo lugar, coloque as lascas de madeira levemente umedecida sobre a brasa e coloque-a na lateral da churrasqueira;
  • Em terceiro lugar, disponha as pimentas sobre uma grelha mantendo uma distância entre elas e coloque-a do lado oposto ao da brasa;
  • Em quarto lugar, tampe a churrasqueira, mas mantenha sempre uma saída de ar;
  • Em quinto lugar, acrescente lascas de madeira, se necessário.

O processo de defumação demora cerca de 15 h, porém, pode variar. Mas, assim que a pimenta chipotle apresentar uma coloração marrom-escura, a pele estiver enrugada, bem como com aparência crocante, estarão prontas.

Compartilhe!

Comments are closed.