Adubo para pimenta pode ser feito de várias formas

Compartilhe!

Você está querendo plantar pimenta em sua casa ou sempre teve dificuldade para fazê-la crescer e frutificar? Leia sobre adubo para pimenta nesse post!

O adubo é essencial para o bom crescimento da planta, pois sem ele a planta não se desenvolve corretamente. O adubo é responsável por fornecer os nutrientes necessários para o bom crescimento da Capsicum, planta que se origina a pimenta e que é da mesma família da batata, tabaco, petúnia entre outras.

Existem várias receitas de adubo para pimenta e todas podem ser feitas por você sem gerar grandes custos ou trabalhos. Pois basta reunir os itens certos e aplicar corretamente na pimenteira no tempo adequado.

Vamos passar algumas das receitas mais comuns de adubo para pimenta, a melhor forma de aplicação e também outras dicas.

E poderá ser de seu interesse saber um pouco da história dessa fruta peculiar que despertou a curiosidade dos europeus e ganhou definitivamente o mundo.

Saiba mais sobre adubo para pimenta a seguir.

Prossiga na leitura!

História com pimenta

A Capsicum é uma planta nativa do que foi denominado de “novo mundo” pelos europeus exploradores, descobridores e colonizadores. Até a chegada em terras do continente americano jamais as populações mais desenvolvidas situadas no velho mundo tinham se deparado com essa fruta ardida, característica única no reino vegetal.

Conta-se que era usada pelos Ameríndios para tornar a ingestão de carnes e cereais mais saborosas. Mas outra de suas funções era a preservação de alimentos contra fungos e bactérias. Provavelmente a pimenta foi uma das grandes responsáveis pela manutenção da saúde e da capacidade produtiva desse povo, aumentando sua longevidade de vida.

Uma curiosidade em relação ao nome científico dado a planta, “Capsicum”. O termo vem do grego “kapto” que significa “morder”, uma clara alusão ao efeito do fruto após ser mordido ou ao calor que produz.

Estima-se que as pimentas tenham surgido cerca de 7.000 A.C onde se verifica hoje o México Central. Como dito antes, é uma planta típica do continente americano usada pelos povos da América Central e sul-americano.

O primeiro europeu a descobrir as qualidades particulares do fruto da pimenteira foi Cristóvão Colombo em uma de suas várias viagens que marcaram o nascer de uma nova civilização no mundo.

Adubo para pimenta pode ser feito de várias formasAdubo para pimenta pode ser feito de várias formasAdubo para pimenta pode ser feito de várias formasAdubo para pimenta

Adubo para pimenta

Pois agora que sabe um pouco sobre a história desse fruto que tão bem faz a culinária de vários países pelo mundo, inclusive a brasileira, vamos focar no adubo para pimenta.

Alguns podem pensar que basta reunir excremento e aplicar junto a terra, mas não é tão simples assim. É necessário avaliar que tipos de propriedades, nutrientes a espécie em questão mais precisa. Pois pimenta pede nutrientes que acelere a sua frutificação e que faça as folhas resistirem mais. A escolha dos itens a formarem o adubo pode contribuir mais ou menos para esses aspectos.

A seguir passaremos algumas receitas de adubo para pimenta que podem ser feitas de forma caseira ou facilmente encontradas em comércios especializados. Receitas de adubo para pimenta tanto para vasos como para plantação direta no solo.

Café como adubo para pimenta

Essa é a dica de adubo para pimenta das mais fáceis. Nem precisará de gasto adicional se tem hábito de consumir café. Depois que você coar o café para consumo, aguarde até a borra do coador esfriar.

Depois jogue essa borra por cima da terra onde está plantada a pimenteira e depois misture-a.

Terminado esse passo basta regar a planta.

Há quem não veja problema em usar o pó do café misturado com açúcar, pois garantem que não atrai formiga. Porém outros já não têm tanta convicção quanto a esse detalhe e prefere usar somente o pó puro. Por via das dúvidas, é melhor seguir a opção mais conservadora.

Por que o café?

E porque utilizar o pó do café como adubo para pimenta é benéfico para a planta e consequentemente para o fruto?

É o que o café é rico em nitrogênio, substância que é ótima para o fortalecimento e crescimento rápido das plantas. O fortalecimento é útil para tornar o plantio mais forte contra pragas.

No entanto, use com moderação esse adubo, porque se há substancias benéficas para a pimenta há outras que são nocivas, como a cafeína.

Banana como adubo para pimenta

E se você tem o hábito de saborear frutas depois das refeições, especificamente a banana, novamente não precisará de investimento para produzir o seu adubo para pimenta. A banana é uma fonte de potássio para a pimenteira. O potássio é um nutriente que deixa as plantas mais fortes, resistentes e ajuda na formação de raízes.

A receita é simples: basta cortar as cascas da banana em pequenos pedacinhos e colocá-las junto a terra, tanta a terra do solo como na de vaso de jardins.

Adubo para pimenta pode ser feito de várias formasAdubo para pimenta pode ser feito de várias formasAdubo para pimenta pode ser feito de várias formasAdubo para pimenta

Café, banana e mais como adubo para pimenta

E se fizemos um super adubo juntado o café e a banana? Já que os dois ajudam para o fortalecimento e crescimento, porque não utilizar a ambos? O que muda aqui é a quantidade de cada item, portanto, é recomendado para vasos grandes e terrenos amplos.

Já discorremos sobre os benefícios do café e da banana, mas tem outros itens a se juntar nesta receita de adubo para pimenta. Osso e ovo.

O osso é na forma de farinha. Por ser rico em fósforo ajuda no nascimento de novas raízes.

Já o ovo também é na forma de pó. A sua contribuição para o plantio deriva do fato ser rico em cálcio, o que é bom para a produção de frutos.

A receita é a seguinte:

  • Cem (100) gramas de pó de café usado;
  • Trezentas (300) gramas de casca de banana;
  • Duzentas (200) gramas de farinha de osso;
  • Duzentas (200) gramas de pó de casca de ovo.

Misture todos esses ingredientes e aplique na pimenteira duas colheres de sopa em volta da planta.

Depois regue.

Faça essa adubagem a cada 15 dias.

Gostou deste conteúdo sobre adubo para pimenta?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio faz a diferença.

Leia mais de nosso conteúdo.

Compartilhe!

Comments are closed.